
Banda Marcial na troca da Bandeira
No dia 1º de setembro, dando início às comemorações da Semana da Pátria, a Marinha do Brasil foi a responsável por conduzir a substituição da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, na Capital Federal. O evento foi presidido pelo Comandante da Marinha.
Durante a celebração, a nova bandeira foi hasteada ao som do Hino Nacional, com uma salva de 21 tiros de canhão. Depois de chegar ao topo do mastro de 110 metros de altura, a antiga bandeira foi arriada ao som do Hino à Bandeira, que foi acompanhado por dois cantores líricos da Marinha.
Na ocasião, a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais realizou uma apresentação com evoluções simétricas e criativas. Ela é considerada uma das maiores bandas marciais do mundo, distinguindo-se pela presença de gaitas de fole escocesas entre seus instrumentos musicais, e contou, na oportunidade, com 134 militares.
Com o intuito de resgatar a tradição do culto à Bandeira, estimulando o sentimento de patriotismo e o fomento da mentalidade cívico-militar, estiveram presentes à solenidade crianças e adolescentes de escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal, o “Grêmio Naval” do Colégio Militar de Brasília e de Grupos de Escoteiros da região. Após a cerimônia, o Governo do Distrito Federal realizou diversas atividades com os presentes no local.
