Pular para o conteúdo principal

Suboficial-Mor do CGCFN representa Marinha do Brasil durante Conferência Sul-Americana de Defesa

  • Publicado em 03/09/2019 - 15:56
  • Atualizado em 03/09/2019 - 17:10
Compartilhe:
 
O Suboficial Gleison proferiu palestra para os suboficiais
e subtenentes dos países participantes
 
O Suboficial-Mor do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CGCFN), Francisco Gleison Ferreira dos Santos, representou a Marinha do Brasil no Seminário de Suboficiais Superiores 2019, realizado no período de 20 a 22 de agosto em Natal–RN. O evento fez parte da Conferência Sul-Americana de Defesa, patrocinada pelo Comando Sul dos Estados Unidos da América e pelo Ministério da Defesa do Brasil.
 
Suboficiais e subtenentes das Forças Armadas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Paraguai, Peru, Suriname e Uruguai participaram do evento, que teve como tema “A Cooperação Regional de Defesa em Resposta aos Desafios do Hemisfério”. Na ocasião, foram debatidas a profissionalização e as oportunidades de treinamento regional para os países, bem como as contribuições para as operações de planejamento de ajuda humanitária. Realizado desde 2017, o seminário acontece em paralelo à reunião dos comandantes das forças militares. O objetivo é permitir que os suboficiais tenham um espaço simultâneo para analisar seus próprios desafios.
 
O Suboficial Gleison proferiu uma palestra com o tema “Programa de Desenvolvimento para os Suboficiais e Sargentos e o Papel das Forças Armadas brasileiras nas Operações de Assistência Humanitária e Resposta de Socorro em Desastres”. Ele ressaltou a importância do papel do Suboficial-Mor, que atua como elo entre o comando e a guarnição, a fim de estimular o fluxo de comunicação e contribuir para a manutenção do alto nível de satisfação entre as Praças Fuzileiros Navais. “O Suboficial-Mor proporciona um vínculo entre a liderança superior e a tropa e orienta os graduados nas questões relativas ao moral e ao bem-estar dos subordinados e de seus familiares”.
 
Ao encerramento do evento, o Suboficial-Mor do CGCFN agradeceu a presença dos representantes dos países participantes, reforçando a importância do intercâmbio entre as instituições para a capacitação profissional dos militares. “Esse seminário é nosso fórum para intercambiar experiências. É fundamental sabermos de maneira exata o que fazem os outros suboficiais-mor em seus países e debatermos temas como o desenvolvimento e a profissionalização do suboficial”, concluiu.
 
Suboficial-Mor do CGCFN durante Conferência Sul-Americana de Defesa, em Natal-RN

Compartilhe: