CAMR coordena ciclo de palestras sobre Normas da Autoridade Marítima

09/10/2016

 

Evento foi realizado no auditório da Diretoria de Hidrografia e Navegação

 

O Centro de Sinalização Náutica Almirante Moraes Rego (CAMR), responsável por orientar e coordenar as atividades de auxílio à navegação no Brasil, promoveu, em 26 de setembro, no auditório da Diretoria de Hidrografia e Navegação, o 1º Ciclo de Palestras Técnicas sobre Normas da Autoridade Marítima para Auxílios à Navegação e Serviço de Tráfego de Embarcações.

As palestras versaram sobre os seguintes temas: Serviço de Tráfego de Embarcações, cuja funcionalidade é realizar monitoramento ativo do tráfego aquaviário; Sistema de Identificação Automática, abordando aspectos técnicos e operacionais relativos a um sistema que torna mais segura a navegação; e os principais aspectos a serem observados na elaboração dos projetos, operação e manutenção de auxílios à navegação. Tais informações tiveram como objetivo incrementar o conhecimento situacional marítimo e dirimir as principais dúvidas afetas à sinalização náutica brasileira.

 

 

Representantes da Marinha do Brasil e de entidades extra-Marinha participaram do evento

 

No evento, compareceram 85 representantes de entidades extra-Marinha, dentre os quais se destacam autoridades portuárias, empresas de manutenção e de elaboração de projetos de auxílios à navegação e órgãos públicos federais e estaduais. Ao fim do encontro, todos foram unânimes em manifestar sua satisfação com a troca de experiências e solicitaram que novos eventos sejam realizados.