
Com objetivo de promover parcerias de treinamento e contribuir para o fortalecimento da estrutura da Associação Internacional dos Centros de Treinamento de Operações de Paz (IAPTC), 197 representantes de 55 países se reuniram, de 26 a 29 de setembro, na cidade de Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina.
A abertura do evento ficou a cargo do atual Presidente da Associação, General de Divisão Gláucio Lucas Alves, do Exército Brasileiro. Além dos debates, a reunião também proporcionou aos participantes a troca de experiências sobre Operações de Paz e a realização de eventos integradores, que proporcionam oportunidades de networking com parceiros de outros países e instituições.
A comitiva brasileira presente ao evento foi composta pelo Diretor de Obras Civis da Marinha do Brasil e ex-Comandante da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), Contra-Almirante Flavio Macedo Brasil, além de militares do Ministério da Defesa e do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil.
Durante o encontro, os participantes civis e militares puderam debater vários temas como o futuro dos treinamentos para missões de paz sob as perspectivas da Organização das Nações Unidas, da Organização do Tratado do Atlântico Norte, da União Africana, da União Europeia e da Organização para Segurança e Cooperação na Europa.
Essa é a 22ª Conferência anual da Associação e contou com a presença de lideranças locais, como a Ministra da Defesa Bósnia e Herzegovina, Marina Pendes, além de diversos oficiais generais.