
Exercício de transferência de óleo no mar entre a Corveta “Caboclo” e
o Navio Patrulha “Gravataí”
No período de 9 a 15 de janeiro, o Grupo-Tarefa formado pela Corveta “Caboclo” (CvCaboclo) e os Navios Patrulha “Gravataí” (NPaGravatai) e “Guaratuba” (NPaGuaratuba), sob o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste, realizou exercícios militares com o objetivo de elevar o nível de aprestamento dos meios subordinados e patrulhamento, com vistas a contribuir para a prevenção e repressão de delitos transfronteiriços e ambientais, em área de jurisdição dos Comandos do 2º e 3º Distritos Navais.
Durante a comissão, foram intercalados adestramentos internos (exercícios de Controle de Avarias, Avarias Operacionais, Transferência de Óleo no Mar, Manobras Táticas e Problemas de Batalha) com atividades de Patrulhamento e Inspeção Naval na parcela norte do mar territorial sob a jurisdição do Comando do 2º Distrito Naval - litoral norte da Bahia e litoral de Sergipe – e ao sul da área marítima sob a jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval, até Maceió- AL. Durante a ação de presença, foram abordadas embarcações pesqueiras e interrogadas embarcações offshore e plataformas.
Os navios permaneceram atracados entre os dias 12 e 13 de janeiro, no porto de Maceió. Neste período, foram abertos para visitação pública. Aproximadamente de 2.500 pessoas visitaram a Corveta “Caboclo”, 1.500 no Navio Patrulha “Guaratuba” e 1.250 no Navio Patrulha “Gravataí”. Aos visitantes foi apresentado o conceito “Amazônia Azul” e divulgadas informações sobre as atividades realizadas pelos navios e pela Marinha do Brasil.

Visitação pública aos Navios da Marinha no porto de Maceió-AL
