Pular para o conteúdo principal

Militares da CPSP participam do Curso de Controle Naval do Tráfego Marítimo para Oficiais e Praças

  • Publicado em 14/11/2018 - 15:50
  • Atualizado em 16/11/2018 - 23:32
Compartilhe:
 
Capitão de Fragata Godoy do COMCONTRAN ministra curso de Controle Naval do Tráfego Marítimo aos militares da CPSP
 
No período de 5 a 13 de novembro, aconteceu, na Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), o Curso Expedito de Controle Naval do Tráfego Marítimo para Oficiais e Praças (C-EXP-CNTM-OF/PR) realizado pelo Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo (COMCONTRAM).
 
Ministrado aos militares que concorrem à escala no Setor de Despachos e que acessam o Sistema de Informações sobre o Tráfego Marítimo (SISTRAM), o curso foi lecionado pelo Encarregado da Seção de Organização do COMCONTRAM, Capitão de Fragata Roberto de Godoy Ponte.  O objetivo foi preparar os  militares para o conhecimento da Doutrina de Controle Naval do Tráfego Marítimo (CNTM) aplicada à Marinha do Brasil. O SISTRAM utiliza processamento eletrônico de dados no acompanhamento de navios mercantes nacionais e estrangeiros, quer em rotas de longo curso, quer em cabotagem ou em águas interiores.
 
O Controle do Tráfego Marítimo tem por objetivo manter o acompanhamento da movimentação de navios na área SAR - Serviço de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil (SALVAMAR-BRASIL) com a missão de prover o salvamento de pessoas em perigo no mar, no interior da área marítima de responsabilidade brasileira, inclusive nas vias navegáveis da Bacia Amazônica e do Rio Paraguai.
 
A Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, de 1982, estabelece que todo estado costeiro deve promover o estabelecimento, o funcionamento e a manutenção de um adequado e eficaz Serviço de Busca e Salvamento para garantir a segurança marítima e aérea, quando as circunstâncias o exigirem, cooperando para esse fim com os países vizinhos por de cooperação mútua.
 

Compartilhe: