
No dia 21 de agosto, a Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) e a Agência da Capitania dos Portos em Aracati (AgAracati) apoiaram a 2ª Regata de Jangadas da TV Diário na praia de Quixaba, localizada no município de Aracati (CE), que fica a 145km de Fortaleza (CE). Conforme estimativa realizada pelos organizadores, o evento contou com a participação de aproximadamente 1.500 pessoas e de 37 jangadas.
Como parte do planejamento para a regata, a AgAracati promoveu uma reunião de coordenação 15 dias antes do evento, quando foram divulgados os procedimentos de segurança da navegação, bem como a correta utilização do material de salvatagem. O encontro contou com a participação dos organizadores da regata e dos condutores/proprietários das embarcações. No dia 21, as equipes de inspetores navais realizaram um briefing e também fiscalizaram as embarcações que participariam do evento.
A AgAracati aproveitou a oportunidade com os participantes, em sua maioria pescadores da região, para disseminar a mentalidade de segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção da poluição hídrica, disseminando o espírito marinheiro nas comunidades de pescadores e estreitando os laços de amizade existentes entre essas comunidades e a Marinha do Brasil.
