
Foi conduzido durante o mês de julho, no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), o projeto piloto para implantação do curso expedito de prática de liderança para Praças.
O curso foi criado com o objetivo de desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes nos alunos, de modo a prepará-los para o exercício da liderança em funções de chefia, como supervisores e comandantes de companhia, e qualificá-los para atuar nas Organizações Militares (OM) como instrutores e multiplicadores da doutrina de liderança da Marinha e das boas práticas dela decorrentes. Adicionalmente, o curso também é parte do Programa de Qualificação dos Comandantes de Companhia do CIAA.
Ao final do curso, que teve a duração de quatro semanas, foram qualificados oito militares do CIAA, todos Suboficiais e Sargentos.
O projeto piloto possibilitou validar o currículo proposto para o curso e avaliar as atividades práticas de estudo de caso e pista de liderança, tendo contado com o apoio do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo no desenvolvimento desta última.
Após ter o currículo aprovado pela Diretoria de Ensino da Marinha, o curso deverá ser incluído no PGI-2017, sendo aberto à participação de Suboficiais e Sargentos das OM da Marinha do Brasil.
