
Worshop ocorreu no auditório da FIRJAN
A Diretoria de Portos e Costas (DPC) participou, nos dias 6 e 7 de julho, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), do workshop “Desativação de instalações marítimas”. O encontro foi organizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e teve por objetivo ampliar o entendimento sobre o assunto e colher subsídios para a regulamentação dessa atividade.
A apresentação da DPC foi realizada pelo Encarregado da Divisão de Pesquisa e Obras em Vias Navegáveis, Capitão de Corveta (T) Marcelo da Silva Coelho, que abordou o tema “Aspectos sobre o descomissionamento de plataformas de petróleo em Águas Jurisdicionais Brasileiras”.
O evento contou com sete painéis e três estudos de caso apresentados por empresas e sociedades classificadoras, envolvidas em desativações de instalações marítimas no Mar do Norte, no Golfo do México e na Bacia de Campos. Entre os temas debatidos foram tratados aspectos da desativação a serem considerados na fase de projeto, critérios de decisão para a permanência/remoção de instalações, destinação de estruturas/instalações removidas e gerenciamento dos resíduos gerados (incluindo resíduos de Naturally Occurring Radioactive Materials- NORM), e demais assuntos.
O workshop contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, da Marinha do Brasil, da Organização Nacional da Indústria do Petróleo e do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustível.
