Pular para o conteúdo principal

Corveta “Barroso” recebe visita do Ministro das Relações Exteriores

  • Publicado em 14/03/2018 - 17:09
  • Atualizado em 15/03/2018 - 10:00
Compartilhe:
 
Embaixador Jorge Kadri, Ministro Aloysio Nunes, Contra-Almirante Vazquez e Imran Riza
 
No dia 5 de março, durante sua estadia no Porto de Beirute, a Corveta “Barroso” recebeu a visita do Ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira Filho, acompanhado do Embaixador do Brasil no Líbano, Jorge Geraldo Kadri.
 
As autoridades foram recebidas a bordo pelo Comandante da Força-Tarefa Marítima da UNIFIL, Contra-Almirante Eduardo Machado Vazquez, que discorreu uma apresentação abordando aspectos importantes concernentes à missão de paz desenvolvida no Líbano, em especial às atividades realizadas na área marítima de operações.
 
Durante a apresentação, o Deputy Head of Mission, Imran Riza, que também estava presente na visita, destacou a relevante contribuição que o Brasil vem prestando ao Líbano e às Nações Unidas, ao longo dos últimos sete anos, período em que a FTM-UNIFIL está sob o comando de um almirante brasileiro.
 
A FTM-UNIFIL foi criada em 15 de outubro de 2006, em atendimento à Resolução 1701 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, por solicitação do governo libanês, tendo a peculiaridade de ser a única Força Naval componente de missão de paz das Organizações das Nações Unidas. Tem como missão a execução de operações de interdição marítima, com o objetivo de coibir a entrada de ilícitos em território libanês, bem como apoiar a qualificação dos militares da Marinha do Líbano.
 
A Corveta “Barroso” integra a UNIFIL desde 15 setembro de 2017, servindo como navio capitânia da FTM. Na missão de paz, o navio é empregado em patrulhas na costa libanesa, juntamente com outros cinco navios das marinhas da Alemanha, Bangladesh, Grécia, Indonésia e Turquia. O navio permanecerá no Líbano até 15 de março de 2018, quando será substituído pela Fragata “Independência”, também da Marinha do Brasil.
 
grtdt5fetfrtds3rsw4sftrghftr5fg4ytr656ftvyg
Ministro Aloysio Nunes e o Comandante da Corveta “Barroso”, Dino Avila Busso
 

Compartilhe: