Marinha participa de workshop sobre Gestão de Bordas de Reservatórios

Workshop sobre Gestão de Bordas de Reservatórios

No dia 17 de maio, o Capitão dos Portos do Rio Paraná, Capitão de Fragata Renato Ferreira Jácomo dos Santos, participou do workshop sobre Gestão de Bordas de Reservatórios, promovido pela Companhia Paranaense de Distribuição de Energia (COPEL), no distrito de Faxinal do Céu, município de Pinhão (PR), distante 419 km de Foz do Iguaçu (PR).

O evento foi presidido pelo Superintendente do Patrimônio Imobiliário da COPEL, Carlos Eduardo Medeiros, e contou, também, com as presenças dos representantes regionais da Companhia e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Durante o workshop foram abordados temas relativos à ocupação irregular das bordas de reservatórios de usinas hidrelétricas, cuja solução cabe a COPEL, como detentora da concessão de uso dos terrenos. Ao IAP cabe o cumprimento da legislação ambiental e ao Agente da Autoridade Marítima cabe à aplicação das normas decorrentes da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário.

Dentre as deliberações do workshop, ficou prevista a realização de futura reunião entre a COPEL e a Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), com o propósito de avaliar a possibilidade de apoio logístico na realização de ações de fiscalização do tráfego aquaviário nos reservatórios mantidos pela empresa de energia. Na oportunidade, o Capitão dos Portos fez uma breve apresentação sobre a missão e área de jurisdição da CFRP.