
No dia 13 de dezembro – Dia do Marinheiro, o Capitão de Corveta (T) Gutemberg Bezerra de Freitas, Delegado Fluvial de Uruguaiana, concedeu entrevista ao Jornal do Almoço, da RBS-TV, a fim de divulgar o período da Operação Verão da Marinha do Brasil, que iniciará dia 22 de dezembro e vai até o dia 19 de fevereiro de 2018.
Durante a entrevista foi esclarecido que a Operação Verão da Marinha do Brasil consiste na intensificação das atividades diárias de conscientização, orientação e Inspeção Naval à condutores de embarcações na área de jurisdição da Delegacia Fluvial de Uruguaiana (DelUruguaiana), que abrange o Rio Uruguai, no trecho compreendido entre os municípios de Barra do Guarita (NO) e Barra do Quaraí (SO), e os rios da fronteira com o Uruguai até o limite da cidade de Santana do Livramento, totalizando 79 municípios.
Além disso, também foi esclarecido quais são os documentos e itens exigidos numa Atividade de Inspeção Naval, o que acontece se alguém for encontrado cometendo alguma infração à Lei nº 9.537/97 – Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário em Águas Jurisdicionais Brasileiras (LESTA), teste de alcoolismo, e disseminadas as principais recomendações para a segurança da navegação, cujo conceito deste ano é “Segurança da Navegação: quem valoriza a vida, respeita”.
