CTMSP recebe qualificação do Instituto Brasileiro de Qualidade Nuclear

Cerimônia de entrega do certificado pelas mãos do representante do IBQN

O Laboratório de Desenvolvimento de Instrumentação e Combustível Nuclear (LADICON) foi qualificado para a fabricação e montagem da grade espaçadora do Elemento Combustível do Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica (LABGENE). A entrega do certificado foi realizada no dia 19 de maio.

A qualificação foi feita pelo Instituto Brasileiro de Qualidade Nuclear (IBQN) de acordo com os critérios estabelecidos pelo Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), respeitadas as disposições da norma da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que versa sobre a garantia da qualidade para a segurança de usinas nucleoelétricas e outras instalações.

Esse é mais um importante passo para o projeto e construção da planta nuclear de geração de energia e propulsão naval, focando um reator que terá potência de cerca de 11 Megawatts elétricos (MWe). Essa instalação servirá de base e de laboratório para qualquer projeto de reator nuclear no Brasil. Pela característica dual, o LABGENE é também um protótipo em terra do sistema de propulsão naval que, por sua vez, permitirá a obtenção da capacidade necessária para readequá-la ao Submarino Nuclear Brasileiro (SN-BR).