Marinha participa das comemorações alusivas aos “100 anos da Academia Brasileira de Ciências”

NPqHo “Vital de Oliveira” atracado ao lado do Museu do Amanhã

A Marinha do Brasil participou, de 3 a 6 de maio, das comemorações alusivas aos “100 anos da Academia Brasileira de Ciências”, no Rio de Janeiro (RJ). A festa teve início, no dia 3 de maio, com a Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências (ABC), realizada no Museu do Amanhã. Atracado no cais ao lado do museu, o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira” ficou aberto à visitação pública durante três dias.

A Reunião Magna da ABC teve a presença de diversas personalidades, dentre as quais: a então Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Emília Curi; o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, Almirante de Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, representando o Comandante da Marinha; o Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca; e os Presidentes da Academia Brasileira de Ciências, Jacob Palis, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Hernán Chaimovic, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Helena Nader, e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, Augusto da Cunha Raupp. Em suas palavras, a então Ministra Emília Curi destacou a ativa participação do NPqHo “Vital de Oliveira” nos eventos comemorativos, contribuindo para a divulgação da ciência à população.

Em comemoração aos “100 anos da ABC”, o navio da Marinha esteve aberto à visitação pública, de 3 a 6 de maio, recebendo, em média, 1.500 visitantes por dia. Além do próprio navio, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a história da ciência e das ciências do mar, por meio de painéis, vídeos e de material interativo, disponibilizados na exposição montada pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins.

Alte Esq Bento recebe a, então, Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação e comitiva a bordo do NPqHo “Vital de Oliveira”

No dia 4 de maio, o Almirante de Esquadra Bento recebeu a então Ministra Emília Curi, acompanhada de uma comitiva composta por personalidades da área científico-tecnológica. Na ocasião, o Comandante do NPqHo “Vital de Oliveira”, Capitão de Fragata Aluízio Maciel de Oliveira Júnior, fez uma explanação aos visitantes sobre o navio. Em seguida, o grupo conheceu às instalações da embarcação, onde teve a oportunidade de visitar os diversos laboratórios e equipamentos, como o Veículo de Operação Remota, com capacidade para explorar até quatro mil metros de profundidade, o que permite a realização de pesquisas de busca de nódulos metálicos no fundo do mar, além da localização de petróleo e gás em superfícies bem inferiores, como é o caso da camada pré-sal e da exploração de recursos minerais em águas profundas.