
Encarregado de Negócios da Embaixada da República Popular China no Brasil, Ministro Song Yang
Entre os dias 23 e 26 de outubro de 2017, o Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB), em parceria com a Escola de Guerra Naval (EGN), realizou, nas dependências dessa Escola, uma série de estudos e apresentações cujo propósito foi debater, perante a comunidade acadêmica e a sociedade, aspectos relevantes das relações Brasil-China, a estratégia marítima chinesa e a presença da China na América do Sul.
Para debater esses temas, foram convidados especialistas estrangeiros, a saber: o Encarregado de Negócios da Embaixada da República Popular da China no Brasil, Ministro Song Yang; o Adido de Defesa da China no Brasil, Tenente General de Brigada Jin Tao; e o Prof. Dr. Evan Ellis, Pesquisador do Latin American Studies Centre, no Instituto de Estudos Estratégicos do US Army War College.
Além deles, o evento contou, também, com a presença do Prof. Dr. Marcos Troyjo, Diretor do Centro de Estudos sobre o Brasil, Rússia, India e China (BRICLAb) e Professor-Adjunto da School of International and Public Affairs, da Universidade de Columbia, nos EUA; da Prof. Dra. Adriana Abdenur, pesquisadora do Instituto Igarapé e ex-membro do India-China Institute); e do Professor Ronnie Lins, Diretor-Executivo do China-Brazil: Research & Business Center.
A configuração do evento deu-se na forma de um minicurso sobre “Atores Extra-Hemisféricos na América Latina”; um Seminário sobre “A China do Século XXI: Oportunidades para o Brasil”; e um Colóquio sobre “A China da era do Presidente XI JINPING: situação atual e perspectivas”. Os eventos contaram com a participação de instrutores e discentes das Escolas de Altos Estudos Militares e da Academia, bem como pessoas e pesquisadores interessados na temática.
Dessa forma, o evento contribuiu para ampliar conhecimentos valiosos sobre a China, hoje o maior parceiro comercial do Brasil, maior investidor direto no País e na América Latina, além de importante ator em fóruns e iniciativas internacionais de interesse do Brasil, além de estreitar laços que unem militares, acadêmicos e diplomatas em torno de um assunto relevante para o Estado brasileiro.

O Prof. Dr. Evan Ellis ministrou curso
