Pular para o conteúdo principal

Capitania Fluvial de Porto Alegre promove palestras da Operação “Cisne Branco”

  • Publicado em 28/09/2017 - 15:52
  • Atualizado em 28/09/2017 - 15:52
Compartilhe:
 
Estudantes do Colégio Tiradentes da Brigada Militar participaram das palestras
 
A Capitania Fluvial de Porto Alegre (CFPA) realizou, entre os dias 4 e 15 de setembro, as palestras da “Operação Cisne Branco” 2017 (OCB), na capital Gaúcha. Durante o período, estudantes de Ensino Fundamental e Médio do Colégio Militar de Porto Alegre e do Colégio Tiradentes da Brigada Militar conheceram um pouco sobre a Marinha do Brasil.
 
A “Operação Cisne Branco” é um concurso de redação realizado em âmbito nacional com o objetivo de incentivar o interesse dos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, bem como alunos do Ensino Médio, quanto aos assuntos ligados ao Poder Naval, Poder Marítimo, “Amazônia Azul”, História Naval e as Formas de Ingresso na Marinha. Em 2017, os temas da redação são “Os marinheiros como sentinelas dos mares do Brasil”, para o Ensino Fundamental, e “A Marinha do Brasil e o progresso do País”, para o Ensino Médio.
 
Os escritores das três melhores redações, em cada escola, recebem da Marinha medalhas, diplomas e passam para a próxima etapa do concurso, que é o Nível Cidade, quando são escolhidas as melhores redações no Município. A Operação encerra quando são escolhidas as melhores redações do País pelo Centro de Comunicação Social da Marinha. A etapa nacional reúne os trabalhos vencedores no Nível Distrital. O prêmio nacional para cada aluno é uma viagem, com acompanhante, a bordo do Navio Veleiro “Cisne Branco” da Marinha do Brasil.
Além das escolas de Porto Alegre, a CFPA promoveu, no dia 14 de agosto, a palestra para os alunos da Escola Estadual Visconde de Bom Retiro, em Bento Gonçalves, na região da Serra Gaúcha.
 
Em todas as oportunidades, os estudantes se mostraram entusiasmados e fizeram diversas perguntas, principalmente sobre o ingresso na Força.
 
No Colégio Militar de Porto Alegre mais de 100 alunos estão participando da OCB

Compartilhe: