Função
As Viaturas Blindadas Leves Sobre Rodas (VtrBldL SR) 4x4 JLTV (Joint Light Tactical Vehicle) conferem aos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais (GptOpFuzNav) uma combinação de velocidade e surpresa graças às suas características de mobilidade, blindagem, flexibilidade e poder de fogo. Suas rodas possuem anéis toroidais que permitem que a viatura, mesmo com os pneus furados, continue seu deslocamento a uma velocidade de 48km/h por até 48km. Seu poder de fogo é proporcionado pelo emprego dos seguintes armamentos: metralhadora 12,7mm, metralhadora 7,62mm e lançador automático de granadas 40 mm.
Nas Operações Anfíbias, elas facilitam a interiorização da tropa, além de possuírem grande importância na proteção do seu pessoal embarcado. Estes meios podem ser equipados com uma variedade de armamentos e sensores, os quais possibilitam seu emprego como elementos de apoio às comunicações, reconhecimento e comando e controle.
Adicionalmente, podem ser empregados para infiltrar elementos de operações especiais, transportar armamentos das Companhias de Apoio de Fogo (CiaApF) dos Batalhões de Infantaria de Fuzileiros Navais, reconhecer zonas de ação e eixos, realizar patrulhas, estabelecer pontos de observação, executar ações de vigilância, ampliar as comunicações e escoltar comboios. Suas características permitem que integrem também GptOpFuzNav em Operações de Paz e de Garantia da Lei e da Ordem.
Histórico
O Joint Light Tactical Vehicle (JLTV) é um projeto dirigido pelo US ARMY em conjunto com o USMC, que o conceberam para substituir os lendários High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle (HMMWV), fabricados pela GM General. As Forças Armadas Norte-Americanas viram a necessidade de substituir o HMMWV (leia-se Humvee) devido às condições do combate moderno e ao emprego do meio, especialmente em razão do uso de dispositivos explosivos improvisados (IED, da sigla em inglês), observado nos conflitos do Iraque e do Afeganistão.
Nesse contexto, o JLTV foi pensado especificamente para operações de patrulha e combate, conferindo maior proteção contra ataques insurgentes, como dispositivos explosivos à beira da estrada. Possui, também, carga útil maior em relação ao seu antecessor. Algumas empresas participaram da disputa pelo contrato de fabricação do JLTV, tais como a AM General (fabricante do HMMWV), a LockHeed Martin e a Oshkosh Corp, sendo essa última a empresa vencedora.
As primeiras unidades dessa viatura desembarcaram no Brasil no mês de fevereiro de 2023 e se apresentaram no setor operativo do CFN, mais especificamente, no Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais no dia 14 de junho desse mesmo ano.