Viatura Blindada Leve Sobre Rodas 4x4 JLTV

 

Função

As Viaturas Blindadas Leves Sobre Rodas (VtrBldL SR) 4x4 JLTV (Joint Light Tactical Vehicle) conferem aos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais (GptOpFuzNav) uma combinação de velocidade e surpresa graças às suas características de mobilidade, blindagem, flexibilidade e poder de fogo. Suas rodas possuem anéis toroidais que permitem que a viatura, mesmo com os pneus furados, continue seu deslocamento a uma velocidade de 48km/h por até 48km. Seu poder de fogo é proporcionado pelo emprego dos seguintes armamentos: metralhadora 12,7mm, metralhadora 7,62mm e lançador automático de granadas 40 mm.

Nas Operações Anfíbias, elas facilitam a interiorização da tropa, além de possuírem grande importância na proteção do seu pessoal embarcado. Estes meios podem ser equipados com uma variedade de armamentos e sensores, os quais possibilitam seu emprego como elementos de apoio às comunicações, reconhecimento e comando e controle.

Adicionalmente, podem ser empregados para infiltrar elementos de operações especiais, transportar armamentos das Companhias de Apoio de Fogo (CiaApF) dos Batalhões de Infantaria de Fuzileiros Navais, reconhecer zonas de ação e eixos, realizar patrulhas, estabelecer pontos de observação, executar ações de vigilância, ampliar as comunicações e escoltar comboios. Suas características permitem que integrem também GptOpFuzNav em Operações de Paz e de Garantia da Lei e da Ordem.

Histórico

O Joint Light Tactical Vehicle (JLTV) é um projeto dirigido pelo US ARMY em conjunto com o USMC, que o conceberam para substituir os lendários High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle (HMMWV), fabricados pela GM General. As Forças Armadas Norte-Americanas viram a necessidade de substituir o HMMWV (leia-se Humvee) devido às condições do combate moderno e ao emprego do meio, especialmente em razão do uso de dispositivos explosivos improvisados (IED, da sigla em inglês), observado nos conflitos do Iraque e do Afeganistão.

Nesse contexto, o JLTV foi pensado especificamente para operações de patrulha e combate, conferindo maior proteção contra ataques insurgentes, como dispositivos explosivos à beira da estrada. Possui, também, carga útil maior em relação ao seu antecessor. Algumas empresas participaram da disputa pelo contrato de fabricação do JLTV, tais como a AM General (fabricante do HMMWV), a LockHeed Martin e a Oshkosh Corp, sendo essa última a empresa vencedora.

As primeiras unidades dessa viatura desembarcaram no Brasil no mês de fevereiro de 2023 e se apresentaram no setor operativo do CFN, mais especificamente, no Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais no dia 14 de junho desse mesmo ano.

Viatura Operativa JLTV (Joint Light Tactical Vehicle)