Obuseiro 105mm L118 LIGHT GUN

 

Função

É um obuseiro auto-rebocado, arma de apoio de fogo de Artilharia de Campanha, dotado no Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais (BtlArtFuzNav), Unidade subordinada a Divisão Anfíbia. É capaz de bater alvos no alcance de 17.200 m, podendo ainda bater alvos a 21 km com o emprego de munições especiais. Compõem as Baterias de Obuseiros 105mm do BtlArtFuzNav que presta apoio cerrado e contínuo aos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais. É capaz de concentrar fogos em uma área, transferir fogos rapidamente de um alvo para outro sem necessidade de mudança de posição, neutralizar forças ou instalações inimigas, lançar cortina de fumaça, iluminar áreas determinadas e atingir alvos em posições desenfiadas.

O LIGHT GUN é capaz ainda de ser helitransportado ou aerotransportado virtude o seu peso reduzido, e de realizar tiro direto sobre o inimigo. Seu emprego oferece a possibilidade de emassar fogos com rapidez e precisão, aplicando fogos sobre instalações de comando e controle, logística e outros alvos de interesse da Força.

Histórico

O Obuseiro 105mm L118 LIGHT GUN é original do Reino Unido, produzido pela fábrica inglesa Royal Ordnance, e foi recebido pelo Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) em 1999. Desde então, tem sido utilizado em diversos adestramentos em todo território nacional, destaque para os exercícios realizados em Juiz de Fora-MG, Três Corações-MG, Marambaia-RJ e Formosa-GO.