Pular para o conteúdo principal

Marinha, Sudene e a Amazônia Azul - Artigo

  • Publicado em 05/06/2019 - 15:14
  • Atualizado em 18/06/2019 - 10:50
Compartilhe:

O Fórum Econômico Mundial, de Davos, vem alertando o mundo para importância da exploração sustentável dos oceanos por razões ambientais, econômicas e de segurança alimentar, alinhado com a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos do Mar (UNCLOS).

Globalmente, mais de 100 milhões de famílias são dependentes da indústria pesqueira e 3 bilhões de pessoas são diretamente dependentes de frutos do mar como sua principal fonte de proteína.

Despertando a sociedade brasileira para a importância da sua rica Zona Econômica Exclusiva (ZEE), território marítimo com 5,7 milhões de Km2, a Marinha batizou a área de "Amazônia Azul". Lá estão as reservas do pré-sal e são produzidos 85% do petróleo, 75% do gás natural, 45% do pescado do país, além recursos minerais e uma rica biodiversidade, inexplorados. Por essas rotas marítimas ainda escoam 95% do comércio exterior brasileiro.

Correio* 24Horas - Bahia
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/marinha-sudene-e-a-amazonia-azul-1/

Compartilhe: