SO (PD) Leila

SO (PD) Leila
 
A SO (PD) Leila Reis Cardoso, carioca, tem 50 anos e serve à Marinha do Brasil (MB) há 31 anos e 2 meses. Atualmente, ela é a Suboficial-Mor no Estado-Maior da Armada e exerce a função de Supervisora do Departamento de Tecnologia da Informação.
 
Como Suboficial-Mor, tem orgulho de envergar o alamar, pois, além de ter sido indicada pelo Comando, foi voluntária para mais uma missão desafiadora de estar a frente da guarnição contribuindo com o assessoramento das Praças.
 
Venho de uma família onde meu pai era militar da Aeronáutica. Quando eu tinha 12 anos, ele sofreu um acidente de automóvel e, a partir daí, começou toda uma luta: minha mãe ficou viúva com 3 filhos pequenos. Meu interesse pelas fileiras da MB foi em 1988. Eu precisava trabalhar para ajudar em casa, foi quando fiz um Curso Técnico em Processamento de Dados”.
 
A SO (PD) Leila ingressou na MB no dia 15 de maio de 1989. Após a formatura, foi designada para a Diretoria de Abastecimento da Marinha. Nos anos seguintes, serviu na Diretoria de Telecomunicações da Marinha, Colégio Militar do Rio de Janeiro, Diretoria-Geral do Pessoal da Marinha, Diretoria do Pessoal Militar da Marinha, Base de Abastecimento da Marinha no Rio de Janeiro e Diretoria de Portos e Costas.
 
Em 2015, fui designada para servir na Comissão Naval Brasileira na Europa, a qual assumi a função em 29 de janeiro de 2017, permanecendo dois anos. Até aquele momento, essa foi a missão mais desafiadora de toda a minha carreira, pois estava indo para fora de sede em outro país, com outra cultura, outra língua e ficaria longe da minha família. Mas, ao mesmo tempo estava agradecida, primeiramente a Deus, e a todos que reconheceram o meu trabalho durante a minha carreira.
 
Somos mulheres guerreiras e a cada missão temos que manter sempre o comprometimento e temos que nos orgulhar da escolha que fizeram, ser marinheiras. Mulheres audazes, a Marinha precisa de nós. Viva a Marinha do Brasil!”