3ºSG-QI Sakuma


3ºSG-QI Sakuma

A 3ºSG, Química, Emilly Sayuri de Souza Sakuma tem 27 anos e é natural de Belém (PA). Foi a primeira colocada geral do Curso Especial de Habilitação para Promoção a Sargentos de 2020, de uma turma de 2.006 militares. Há sete anos na Marinha, Sakuma disse sentir muito orgulho em servir à Força e declarou que a colocação foi fruto de muito esforço. O vídeo mais curtido do YouTube foi o episódio da série "Isso é Marinha" sobre a rotina do Comando da Força Aeronaval em comemoração aos 104 anos da Aviação Naval. O vídeo teve 99.358 visualizações e 310 comentários.

“Quando chegou o meu tempo de cursar para sargento, em 2019, descobri que estava grávida. Por isso, tive que compor a turma deste ano. Foi um período de renúncias, deixei minhas duas filhas no Pará, com a minha mãe, por quatro meses, para me dedicar integralmente às provas. Sabemos como é difícil para uma mãe tomar esse tipo de decisão, mas eu não me arrependo, valeu muito a pena.”

Em 2013, ingressou na Marinha pelo Centro de Instrução Almirante Alexandrino, após ser aprovada no concurso de Cabo. Serviu por seis anos no Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo.

“Para mim, o maior desafio da minha carreira foi no início, quando saí de casa, em Belém, para enfrentar a vida no Rio de Janeiro (RJ). Era tudo muito novo, mas certamente foi gratificante.”

Sobre os planos futuros, a 3ºSG Sakuma afirma que seguirá galgando novos espaços em sua carreira como militar da Marinha.

“A escolha pela Força deu-se pelo fato de ser a única das três a oferecer vagas para a minha formação, que é a de técnica em Química. Sou muito feliz por ser marinheira e tenho muito orgulho da minha trajetória. Pretendo seguir estudando, ter o nível superior e continuar representado as mulheres na MB”.