1 - GRUPOS ESCOTEIROS DO MAR (GEMAR)
O Movimento Escoteiro foi fundado em 1907 pelo General ROBERT BADEN-POWELL, na Inglaterra. Sem pretender trazer a rigidez militar para o Movimento Escoteiro, BADENPOWELL aproveitou os elementos positivos de fomento à camaradagem, iniciativa, coragem e autodisciplina, bem como técnicas que seriam úteis no desenvolvimento dos jovens para criar um movimento educacional. Em 17 de abril de 1910, o Encouraçado “Minas Gerais” chegou ao Brasil junto com os novos navios construídos na Inglaterra. Nesta ocasião, os primeiros manuais, uniformes e escoteiros brasileiros, filhos de alguns dos oficiais e suboficiais que estavam na comissão de recebimento dos navios na Inglaterra, e que fizeram parte do início do Movimento Escoteiro naquele país, também chegaram com os Navios. A Marinha trouxe o Escotismo ao Brasil em 1910 e, na década de 1920, garantia o desenvolvimento do Escotismo do Mar por meio do Aviso nº 3.811, de 28 de março de 1923, do Ministro da Marinha, criou o primeiro Regulamento dos Escoteiros do Mar. O Escoteiro do Mar é uma das vertentes do Escotismo. Sua principal diferença das demais modalidades é a de realizar suas atividades no litoral, baías, rios, enseadas, lagos, pantanal e represas que permitam uma embarcação navegar, seja ela de que tipo for. Logo, podem existir Escoteiros do Mar que serão marinheiros onde as águas estejam presentes. Uma vertente, portanto, do Escotismo, que visa desenvolver nos jovens o gosto pela vida no mar, pelas artes e técnicas marinheiras, pela navegação à vela, a remo e a motor, pelas viagens e transportes marítimos, pela pesca, pelo estudo da oceanografia, pela exploração e pelos esportes náuticos incentivando, enfim, o culto das tradições da Marinha.
A Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna (DelLaguna), visando apoiar os GEMAR em suas atividades e na disseminação da cultura marinheira, ampliando a participação dos seus integrantes nas ações de divulgação, prevenção e conscientização a serem realizadas, destacando-se as regatas, cerimônias e as ações de limpeza do mar, em apoio ao Plano de Combate do Lixo no Mar do Ministério do Meio Ambiente (MMA), sugere as seguintes oportunidades de ações e leituras:
a) visita à DelLaguna (4h por visita - condicionada as restrições pandêmicas vigentes);
b) acampamentos (30h, mínimo, por evento - condicionados as restrições pandêmicas vigentes);
c) palestras de marinharia/cuidados marinheiros (10h aulas, mínimo, por ano);
d) tradições navais (5h, mínimo, por ano);
e) segurança da navegação (5h, mínimo, por ano);
f) comportamento pessoal (2h, mínimo, por ano);
g) rosa das virtudes (2h, mínimo, por ano);
h) ética e liderança (2h, mínimo, por ano);
i) aulas de vela, remo e navegação (10h, mínimo, por semestre);
j) palestra como ingressar na Marinha (2h, no mínimo, por ano);
vídeo 1, vídeo 2, vídeo 3, vídeo 4, e vídeo 5
k) palestra sobre Amazônia Azul (5h, no mínimo, por ano);
- Ostracodes e a Amazônia Azul
l) palestra sobre Economia Azul (5h, no mínimo, por ano); e
m) participação nos grandes eventos promovidos pela Marinha do Brasil (4h, mínimo, por ano - condicionados as restrições pandêmicas vigentes).
Como sugestão, apresenta-se o ciclo com 86h (estimativa), integrando os Grupos de Escoteiros do Mar envolvidos para a otimização dos recursos humanos e materiais.