
Inaugurando a exposição: “Meu Museu Seu”, mostra de experimentações em arte, tecnologia e memória, o Museu da Imigração da Ilha das Flores, em associação com o projeto “Oi Kabum! Imagine-se!”, abriu espaço para adolescentes de escolas públicas e jovens de baixa renda, proporcionando-lhes uma oportunidade para formação em áreas estratégicas para o mercado da comunicação, como: fotografia, vídeo, design gráfico e computação gráfica.
O resultado dessa parceria foi um trabalho de autoconhecimento e consolidação da autonomia de cada participante. Foram sete meses de trabalho, que incluíram dinâmicas, atividades didáticas e oficinas, que foram conduzidas no espaço físico do Museu da Imigração da Ilha das Flores.
Essa mostra reuniu as criações de educadores da rede pública de São Gonçalo (RJ) e Niterói (RJ), dos monitores militares da Tropa de Reforço e civis da Universidade do Estado do Rio de Janeiro do Museu da Imigração da Ilha das Flores, tendo como foco a memória, seus afetos e deslocamentos.
A exposição contou com a participação de grande público e iniciou com uma cerimônia para a imposição de medalhas Amigo da Marinha, ocasião em que foram agraciados com a comenda o Coordenador da “Oi Kabum!” Rio, Lorenzo Aldé, e a Coordenadora da “Oi Kabum! Imagine-se!”, Luciana Perpétuo de Oliveira.

Logo após a cerimônia de inauguração, a mostra expositiva foi aberta para o deslumbramento dos visitantes e especialmente dos familiares, amigos e alunos dos participantes do projeto. A exposição mostrou-se riquíssima em criatividade, pela qualidade das montagens das instalações e pela riqueza de detalhes.
O pôr do sol na Ilha dos Ananazes emoldurou uma tarde bastante agradável na aprazível Ilha das Flores e, logo que escureceu, os alunos de outro projeto associado, chamado “Iluminar e Resistir”, entraram em cena, com um show de imagens projetadas no gramado em frente à antiga casa do Diretor da Hospedaria de Imigrantes para deleite dos visitantes.
As vistas ao Museu da Imigração da Ilha das Flores são gratuitas e guiadas de terça a domingo, das 9h às 17h, podendo ser agendadas pelo site www.hospedariailhadasflores.com.br ou diretamente pelo telefone (21) 3707-9504, com o Segundo-Tenente (AFN) Vagner ou Terceiro-Sargento (FN-ES) Pereira. O endereço do museu é: Ilha das Flores, Av. Paiva, s/nº - Ilha das Flores, Neves, São Gonçalo (RJ).