
A Diretoria de Portos e Costas (DPC), em parceria com o grupo de voluntários “Ação do Bem Querer”, realizou a Campanha Natal Solidário DPC, uma ação beneficente que leva amparo e generosidade à crianças e idosos de instituições filantrópicas. Neste ano, as instituições eleitas para participar da campanha foram a Oficina de Vida (antigo Lixão de São Gonçalo), a SOS Aldeias (Crianças da Comunidade Morro do Banco) e o Asilo Lar da Sarepta, no Catumbi.
Cada militar, funcionário e servidor civil da Diretoria teve a oportunidade de “adotar” uma criança ou idoso carente, dedicando-lhe um cartão natalino e comprando brinquedos ou kits de higiene para o seu escolhido. Os presentes foram depositados sob a árvore de Natal montada na sala de Estado da DPC. Em uma semana de campanha, 328 presentes foram arrecadados, sendo 263 brinquedos e 65 kits de higiene, de modo que apenas era possível ver o topo da árvore de Natal.
A entrega de todos os donativos e a festa de confraternização aconteceram no dia 10 de dezembro, no Espaço Athayde, em uma casa de festa no Alto da Boa Vista, com participantes da DPC e de voluntários do Grupo. A ação teve um saldo positivo, contemplando 250 crianças, de zero a 14 anos, além de 40 idosos.
Inciciativas como essa coadunam-se com um dos critérios do programa Netuno cujo propósito é promover a responsabilidade socioambiental, ética e controle social. Essas ações intensificam a parceria entre as diversas instituições externas e divulga a Marinha do Brasil.

