Pular para o conteúdo principal

Últimas Notícias

PROANTAR

Estação brasileira no continente gelado impulsiona pesquisas sobre clima e meio ambiente

No último dia 6 de fevereiro, a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) comemorou 41 anos, reafirmando a presença brasileira no Continente Branco. Desde sua inauguração, em 1984, a estação passou por modernizações e ampliações, consolidando-se como um importante polo para estudos interdisciplinares em um dos ambientes mais desafiadores do planeta.

PROANTAR

Em continuidade às atividades planejadas para a OPERANTAR XLIII, no dia 12 de janeiro de 2025, data em que o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) completou 43 anos desde a sua criação, foi lançado um acampamento científico na Ilha Snow Hill (Latitude 64°20’ S / Longitude 056°54’ W), localizada no Mar de Weddell, cerca de 300 quilômetros ao sul da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

O apoio foi realizado pelo Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel”, subordinado ao Grupamento de Navios Hidroceanográficos (GNHo), utilizando-se do helicóptero UH-17 do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral para o transporte dos pesquisadores e do montanhista, além do material (cerca de 4.000 kg e 15 m³).

PROANTAR

Estudar diferentes regiões da Antártica, um continente isolado e relativamente pouco explorado, pode trazer respostas a diversas questões da atualidade. Apoiados por militares da Marinha do Brasil (MB), cientistas brasileiros atuam no ambiente austral desvendando enigmas ambientais, sociais e tecnológicos, em um cenário que sofre, sobremaneira, com as mudanças climáticas globais.

PROANTAR

Em dezembro de 2024, a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) atualizou suas instalações com a adição de dois novos laboratórios voltados para pesquisas com organismos aquáticos, ampliando a gama de estudos sobre as espécies antárticas. As novas estruturas vão permitir não apenas o desenvolvimento de pesquisas ao longo de todo o ano, mas também o suporte a organismos mais exigentes e a simulação de condições ambientais variadas, conforme as necessidades de cada estudo.

PROANTAR

Em 6 de outubro, a Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM) deu início à 43ª Operação Antártica (OPERANTAR XLIII).

O Edital nº 08/2023 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) contemplou 29 projetos de pesquisas, dos quais, nesta operação, 24 serão atendidos com a participação de 171 pesquisadores.

PROANTAR

O projeto de pesquisa CLIVAR (Climate and Ocean: Variability, Predictability, and Change), que conta com a participação de especialistas de diversos países, tem a missão de entender a dinâmica, a interação e a previsibilidade do sistema climático, com ênfase na interdependência entre oceano e atmosfera.

A edição especial da revista CLIVAR Exchanges, lançada em outubro de 2024, destaca investigações emergentes sobre a Antártica e o Oceano Austral, ressaltando a importância desses estudos para a compreensão das mudanças climáticas globais e regionais.

A publicação reúne nove artigos que abordam temas variados, como a variabilidade climática, interações físico-químicas e biogeoquímicas, infraestrutura de pesquisa polar e programas de observação de países do Hemisfério Sul.

PROANTAR

A abertura da reunião foi realizada pelo Almirante de Esquadra Silva Lima, Chefe do Estado-Maior da Armada, na foto ao centro

Mudanças no continente gelado e seus impactos sobre o clima e a biodiversidade foram analisadas por gestores e pesquisadores

PROANTAR

A Reunião das Partes Consultivas do Tratado da Antártica (ATCM, na sigla em inglês) e do Comitê de Proteção Ambiental (CEP, na sigla em inglês), realizadas anualmente, constituem o fórum no qual os representantes das partes signatárias consultivas editam medidas, decisões e resoluções para governar as atividades na Antártica, em consonância com os princípios e objetivos do Tratado e do Protocolo sobre Proteção ao Meio Ambiente, e trocam informações acerca de suas atuações naquele continente.

PROANTAR

Continuidade das pesquisas científicas no continente gelado depende do apoio do Congresso

Deputados e senadores participaram, nesta quarta-feira (19), do encontro da Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), em Brasília (DF). Diante da ampliação das instalações da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) e do aumento do número de projetos de pesquisa na região, a mobilização parlamentar visa ampliar os investimentos no programa, que já não conseguem suprir totalmente a atual demanda.

PROANTAR