A Ação "Promoção da Mentalidade Marítima" (PROMAR), coordenada pela Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), desde 1997, busca desenvolver o conhecimento da sociedade brasileira sobre o mar, seus recursos e sua importância para o Brasil.A Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM) promove ações e parcerias com a sociedade sobre a Cultura Oceânica no sentido de ampliar a mentalidade marítima na população, nos níveis compatíveis com a dimensão da nação oceânica que é o Brasil.
Sendo assim, no âmbito Plano Setorial para os Recursos do Mar (PSRM), o PROMAR tem como objetivo fortalecer o interesse da população brasileira pelo mar, por meio de projetos, atividades e parcerias que abordam a conservação e o uso racional e sustentável dos recursos do Oceano do Brasil.
Dentre os projetos, destacam-se: a exposição itinerante com o título: “A Amazônia Azul e a presença do Brasil na Antártica”; e a divulgação das realizações dos programas do colegiado, em cada quadrimestre, consolidados em uma publicação, o Informativo da CIRM (INFOCIRM), distribuído por meio impresso e digital, com a edição coincidindo com as reuniões ordinárias da CIRM.
Além disso, o PROMAR realiza a divulgação das atividades da CIRM na costa brasileira, na Amazônia Azul, nas águas além da jurisdição nacional e na Antártica, em postagem nas mídias sociais; elabora e distribui banners, folders e publicações sobre o mar; supervisiona a realização e exibição de filmes institucionais sobre eventos da CIRM e entrevistas a distintos meios de comunicação; e realiza palestras em colégios, universidades e seminários científicos, a fim de ampliar a compreensão e convicção da sociedade brasileira sobre a importância do mar para o País, assim como os hábitos e atitudes no sentido de utilizar as potencialidades do mar.
A interação entre o PROMAR e as demais ações do PSRM são oportunidades de ampliar a divulgação dos temas como o uso sustentável dos recursos marinhos e seus benefícios para a sociedade e o meio ambiente, assim como mostrar a importância das demais vertentes da Amazônia Azul: a econômica, a científica e a soberania.
OBJETIVO
Ampliar o desenvolvimento de uma mentalidade marítima e Cultura Oceânica na população brasileira.
METAS
a) Propor a inclusão de temas ligados ao mar nas grades curriculares de ensino;
b) Incrementar a realização de exposições itinerantes, entrevistas, filmes e palestras sobre assuntos do mar;
c) Ampliar a distribuição de material de divulgação das atividades da CIRM;
d) Aumentar para 2,5 milhões o número estimado de pessoas alcançadas anualmente por ações relacionadas ao desenvolvimento de mentalidade marítima; e
e) Capacitar multiplicadores em temas da Cultura Oceânica e divulgar as melhores práticas disponíveis relativas às atividades do mar.
AFERIÇÃO | UNIDADE DE MEDIDA | REFERÊNCIA | |
---|---|---|---|
DATA | ÍNDICE | ||
Número de pessoas alcançadas anualmente por ações relacionadas ao desenvolvimento da mentalidade marítima. Fonte: MB |
UN | 2019 | 1.500.000 |
Número de livros didáticos das grades curriculares dos ensinos fundamental e médio que incorporaram o conceito de Amazônia Azul. Fonte: MEC |
UN | 2019 | 0 |
Número de mapas, livros e demais documentos oficiais publicados pelo IBGE que incorporaram o conceito de Amazônia Azul. Fonte: IBGE |
UN | 2019 | 0 |
Número de pessoas alcançadas pelos projetos de capacitação em temas da Cultura Oceânica. |
UN | 2019 | 0 |
Quantidade de projetos de divulgação das melhores práticas das atividades relacionadas ao mar. |
UN | 2019 | 0 |
PRODUTOS
a) Mentalidade marítima fortalecida e ampliada junto à populaçãobrasileira;
b) Livros e mapas com inclusão do conceito Amazônia Azul; e
c) Multiplicadores capacitados e projetos sobre melhores práticasimplementados.
COORDENAÇÃO E GESTÃO ORÇAMENTÁRIA
À MB, por intermédio da SECIRM, cabe coordenar o PROMAR e subsidiar a ação orçamentária do PLOA ligada a esta atividade. Os recursos necessários para executar a açãopoderão ser complementados pelas demais instituições envolvidas, por emendas parlamentares, suplementados com a colaboração de agências de fomento à pesquisa e parcerias nacionais e internacionais.