Grupo-Base Orca (2022/2023)

O Grupo-Base (GB) 2022-2023, denominado “ORCA”, é o responsável por apoiar a realização de pesquisas na região da Baía do Almirantado durante a 41ª Operação Antártica (XLI OPERANTAR), além de garantir a operação e a manutenção da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

ORCINUS ORCA ou como é conhecida popularmente “a ORCA”, não é uma baleia como muitas pessoas pensam, mas sim a maior representante da família dos golfinhos (Delphinidae). Animal superpredador versátil, podendo comer: tartarugas, aves, peixes, moluscos, focas, tubarões e até mesmo baleias, quando sai para caçar em grupo. É o segundo mamífero com maior área de distribuição geográfica no planeta, logo a seguir ao ser humano. Encontra-se em todos os oceanos e na maior parte dos mares, sendo as águas mais frias das regiões temperadas e das regiões polares as de sua preferência.

As Orcas são muito sociáveis e podem ser vistas sempre em grupos coesos. Elas mantêm o laço familiar por toda vida e por isso acabam, em muitos casos, vivendo em grandes grupos.

Diante do acima exposto, por possuir características inerentes aos militares da Marinha do Brasil como versatilidade, presença em todos os oceanos e na maior parte dos mares, inclusive na Antártica e, principalmente, por formar um grupo coeso, capaz de alcançar feitos maiores quando trabalha unido, a Orca foi escolhida como símbolo do GB 2022-2023.

O Grupo-Base ORCA 2022-2023 é composto pelos seguintes militares:

Fábio Santos de Araújo, Capitão de Fragata (FN), 45 anos, natural de São Gonçalo – RJ

Ingressou na Marinha do Brasil em 1996, no Colégio Naval. Em 1999, ingressou na Escola Naval, tendo sido declarado Guarda-Marinha em dezembro de 2002. Realizou a XVII Viagem de Instrução de Guardas-Marinha no Navio-Escola Brasil em 2003, tendo sido nomeado Segundo-Tenente no final daquele ano.

Durante sua carreira serviu em diferentes Organizações Militares, dentre elas podemos citar: 1º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais (Batalhão Riachuelo), Comando da Tropa de Reforço, Batalhão de Viaturas Anfíbias, na função de Imediato, Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais e Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais.

Realizou diversos cursos na MB e Extra-MB, dos quais destacam-se: Especialização em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas (APGS) na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Mestrado em Sistemas e Computação, com ênfase em Engenharia de software no Instituto Militar de Engenharia (IME).

Dentre suas principais comissões, cabe destacar a participação no 2° Contingente Haiti (2004) e destaque no Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT), em 2018, como Chefe.

Hoje, na função de Chefe do Grupo-Base ORCA (2022-2023), é o encarregado geral de todas as atividades realizadas na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

Rafael dos Santos Velasques, Capitão de Corveta, do Quadro Técnico, 44 anos, natural do Rio de Janeiro – RJ

Formado em Administração e com Especialização em Administração Estratégica de Recursos Humanos, ingressou na Marinha do Brasil em 2005, concluindo o Curso de Formação de Oficiais no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), ao final desse ano.

Durante sua carreira serviu em diferentes Organizações Militares, dentre elas podemos citar: Diretoria de Sistema de Armas (DSAM), Instituto de Pesquisa da Marinha (IPpM), Comando de Operações Navais (ComOpNav), Gabinete do Comandante de Marinha no Rio de Janeiro (GCM-RIO) e Diretoria-Geral de Pessoal da Marinha (DGPM).

Realizou diversos cursos na carreira, dentre os quais destacam-se: Curso de Estado-Maior para Oficiais Intermediários (C-EMOI) em 2011 e o Curso Superior para Oficiais (C-SUP) em 2021, ambos na Escola de Guerra Naval (EGN).

Entre 2015 e 2017, exerceu a Direção da Agência Fluvial de Penedo (AgPenedo), em Alagoas, tendo coordenado atividades relacionadas à salvaguarda da vida humana no mar, segurança da navegação e prevenção à poluição hídrica.

Hoje, na função de Subchefe do Grupo-Base ORCA (2022-2023), é o responsável pela gestão do pessoal e pela coordenação das atividades administrativas da EACF, além de assessorar diretamente o Chefe da Estação em diversos outros assuntos.

Alexandre Pires de FREITAS, Capitão de Corveta, Médico, 48 anos, natural do Rio de Janeiro – RJ

Após ter realizado o Curso de Medicina na Faculdade do Rio de Janeiro e Residência Médica em Pediatria no Hospital Antônio Pedro, ingressou na Marinha do Brasil em 2006, concluindo o Curso de Formação de Oficiais no CIAW.

Durante sua carreira serviu em diferentes Organizações Militares, dentre elas podemos citar: Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina e Base de Submarinos Almirante Castro e Silva (BACS).

Realizou diversos cursos na carreira, dentre os quais destaca-se: Curso Especial de Medicina de Submarinos e Escafandria.

Dentre suas principais comissões, cabe destacar: Destaque no Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT) em 2007 como Encarregado do Serviço de Saúde, Resgate ao submarino argentino ARA SAN JUAN em 2017 e Grupo de Recebimento do Navio de Socorro Submarino Guillobel em 2019.

Hoje, na função de médico do Grupo-Base ORCA (2022-2023), é o responsável pela prática da medicina, promoção e prevenção da saúde dos habitantes da Estação e exerce, adicionalmente, a função de relações-públicas e agente dos correios da EACF.

Thiago DELORENZI dos Santos, Capitão-Tenente, Escafandrista, 36 anos, natural do Rio de Janeiro-RJ

Ingressou na Marinha do Brasil em 2004, no Colégio Naval. Em 2007, ingressou na Escola Naval, tendo sido declarado Guarda-Marinha em dezembro de 2010. Realizou a XXV Viagem de Instrução de Guardas-Marinha no Navio-Escola Brasil em 2011, tendo sido nomeado Segundo-Tenente no final daquele ano.

Durante sua carreira serviu em diferentes Organizações Militares, dentre elas podemos citar: Navio de Desembarque de Carros de Combate Garcia D'Avila (G-29),Navio de Socorro Submarino Felinto Perry (K-11) e Navio de Socorro Submarino Guillobel (K-120).

Realizou diversos cursos na carreira, dentre os quais destacam-se: Curso Especial de Escafandria para oficiais (C-ESP-EK-OF), Curso de Aperfeiçoamento de Superfície em Sistemas de Armas, Curso Expedito de Mergulho Polar (C-EXP-MAUT-POL) e Curso Especial de Mergulho Saturado (C-ESP-MG-SAT).

Dentre suas principais comissões, cabe destacar: Participação da OPERANTAR XXXIX (2020 – 2021), como Chefe do Grupo de Mergulho.

Em sua carreira e nos Navios em que serviu, completou a marca de mais de 511 dias de mar e diversos portos visitados, no Brasil e no exterior.

Hoje, na função de Encarregado de Serviços Gerais do Grupo-Base ORCA (2022-2023), tem como principais atribuições a de coordenador das atividades externas da EACF, a de Oficial de segurança do pessoal e das instalações, além de supervisionar o funcionamento, a correta condução e a manutenção de todos dos equipamentos e sistemas da Estação.

TIERRE Aguiar Gonçales, Primeiro-Tenente, Médico, 34 anos, natural de Santa Vitória do Palmar – RS

Após ter realizado o Curso de Medicina na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), ingressou na Marinha do Brasil em 2020, concluindo o Curso de Formação de Oficiais (CFO), no CIAW.

Durante sua carreira serviu em diferentes Organizações Militares, dentre elas podemos citar: Policlínica Naval do Rio Grande (PNRG) e Hospital Naval de Ladário (HNLa).

Realizou diversos cursos na MB e Extra-MB, dos quais destaca-se: Residência Médica em Cirurgia Geral pela Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande (ACSCRG).

Dentre suas principais comissões, cabe destacar: Assistência Hospitalar (ASSHOP) no Navio de Transporte Fluvial (NTrFlu) Paraguassu e atendimento médico às comunidades ribeirinhas do Rio Paraguai, no Pantanal sul-mato-grossense no Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Tenente Maximiano.

Hoje, na função de Médico de Verão do Grupo-Base ORCA (2022-2023), é o auxiliar do Encarregado da Saúde da EACF, ao que tange à prática da medicina, promoção e prevenção da saúde dos habitantes da Estação, além de ajudante de funções colaterais como relações-públicas e correios.

ALLAN Machado Campos, SO-MG-MEC, 44 anos, natural de Niterói– RJ

Ingressou na Marinha do Brasil em 1995 na Escola de Aprendizes-Marinheiro do Espírito Santo.

Durante sua carreira serviu em diferentes Organizações Militares, dentre elas podemos citar: Submarino Tamoio (S-31), Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC), Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), Base de Submarinos Almirante Castro e Silva (BACS), Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), 1º Batalhão Infantaria de Fuzileiros Navais (Batalhão Riachuelo), Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché (CIAMA), Fragata União (F45) e Comando Naval de Operações Especiais (CoNavOpEsp).

Realizou diversos cursos na MB e no Exército Brasileiro, dos quais destacam-se: Curso de Natação de Salvamento, Curso de Especialização em Mergulho, Curso Especial para Mergulhadores de Combate, Curso de Habilitação a Promoção a Sargento e Aperfeiçoamento em Mergulho, Curso de Paraquedista Militar (Exército Brasileiro), Curso de Salto Livre Operacional (Corpo de Fuzileiros Navais), Curso de Mestre de Salto (EB), Curso de Precursor Paraquedista (Exército Brasileiro), Estágio de Mestre de Salto Livre (GRUMEC) e Curso Especial de Desativação de Artefatos Explosivos (CIAMA).

Dentre suas principais comissões, cabe destacar: Missão de Paz no Haiti-17º Contingente e Missão de Paz no Líbano XV.

Em sua carreira completou mais de 450 Dias de Mar, mais de 1.250 Dias de Manobra e Exercício e também atingiu a marca de mais de 1.100 horas de mergulho.

Hoje, na função de Encarregado de Embarcações do Grupo-Base ORCA (2022-2023), é o responsável pelo tratamento de água potável, águas cinzas, sistema de esgoto e esgoto e hidráulica.

José Luciano ROCHA, SO-MG, 46 anos, natural de Arapiraca-AL.

Ingressou na Marinha do Brasil em 1995 através da Escola de Reservista Naval de Natal (EFRN).

Durante sua carreira serviu em diferentes Organizações Militares, dentre elas podemos citar: Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN). Navio Patrulha Graúna (P-42), Base de Submarinos Almirante Castro e Silva (BACS), Comando do 2° Distrito Naval (Com2°DN), Navio de Socorro Submarino Felinto Perry (K-11) e Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE).

Realizou diversos cursos na carreira, dentre os quais destacam-se: Curso de Especialização em Mergulho, Curso de Habilitação a Promoção a Sargento e Aperfeiçoamento em Mergulho e Curso de Mergulho Saturado.

Hoje, na função de Auxiliar do Encarregado de Embarcações do Grupo-Base ORCA (2022-2023), é o responsável pela Academia, Sistema de Água Quente Sanitária, Caldeiras, Estações Elevatórias/Bombas, Encarregado da manutenção e operação dos botes/motores de Popa e seus respectivos carros de encalhes.

RICARDO Silva de Carvalho, SO-EL-SB, 48 anos, natural do Rio de Janeiro – RJ

Ingressou na Marinha do Brasil em julho de 1994, na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo.

Durante sua carreira serviu em diferentes Organizações Militares, dentre elas podemos citar: Navio de Desembarque Doca Rio de Janeiro (G-31), Navio Aeródromo Ligeiro Minas Gerais (A-11), Navio Aeródromo São Paulo (A-12), Navio Hidroceanográfico Faroleiro Almirante Graça Aranha (H-34), Submarino Tupi (S-30) e Navio patrulha Guaíba (P-41).

Realizou diversos cursos na carreira, dentre os quais destacam-se: Curso de Especialização em Eletricidade e Comunicações Interiores, Curso de Habilitação a Promoção a Sargento e Aperfeiçoamento e Curso de Submarinista.

Hoje, na função de encarregado da Eletricidade do Grupo-Base ORCA (2022-2023), é responsável pelo sistema de monitoramento de energia renovável e pelo funcionamento e manutenção dos geradores, dos aerogeradores, dos painéis fotovoltaicos e do painel elétrico geral.

Emerson Gonçalves DE MELO, SO-ET, 45 anos, natural do Rio de Janeiro – RJ

Ingressou na Marinha do Brasil em 1995, na Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco.

Durante sua carreira serviu em diferentes Organizações Militares, dentre elas podemos citar: Navio Aeródromo Ligeiro Minas Gerais (A-11), Fragata União (F45), Fragata Independência (F44), Navio-Escola Brasil (U-27), Escola Naval, Diretoria de Ensino da Marinha e Diretoria de Comunicações e Tecnologia da Marinha.

Realizou diversos cursos na carreira, dentre os quais destacam-se: Curso de Especialização em Eletrônica no Centro de Instrução Almirante Alexandrino e Curso de Habilitação a Promoção a Sargento e Aperfeiçoamento em Eletrônica.

Dentre suas principais comissões, cabe destacar: XXV e XXVI Viagem de Instrução de Guardas-Marinha no Navio-Escola Brasil, nos anos de 2011 e 2012 e Grupo-Base Orion da Estação Antártica Comandante Ferraz, como Encarregado de Eletrônica, em 2017.

Ao longo da sua carreira alcançou a marca de mais de 5.846 dias de embarque e 932 dias de mar.

Hoje, na função de Encarregado da Eletrônica da Estação Antártica Comandante Ferraz, Grupo-Base ORCA (2022-2023), é responsável pela operação e manutenção dos diversos equipamentos dos sistemas de automação e alarmes, informática, e Sistemas de Comunicação satelitais que apoiam as Pesquisas do Brasil no Continente Antártico.

Paulo Cesar GERMANO Silva, SO-MR, 44 anos, natural do Rio de Janeiro – RJ

Ingressou na Marinha do Brasil em 1995, na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo.

Durante sua carreira serviu em diferentes Organizações Militares, dentre elas podemos citar: Navio de Desembarque de Docas Rio de Janeiro (G-31)), Contratorpedeiro Paraná (D29), Fragata Bosísio (F48), Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), Comando-em-Chefe da Esquadra (ComemCh) e Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória (PNNSG).

Realizou diversos cursos na carreira, dentre os quais destacam-se: Curso de Especialização em Manobras e Reparos e Sinais e Curso de Habilitação a Promoção a Sargento e Aperfeiçoamento.

Dentre suas principais comissões, cabe destacar: Destaque no Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT) em 1997 e Grupo-Base Orion da Estação Antártica Comandante Ferraz, como Mestre, em 2017.

Hoje, na função de Encarregado de Manutenção e Reparos do Grupo-Base Orca (2022-2023), é responsável pela operação das chatas de carga, pela coordenação das atividades de carga em geral e por manter o aspecto marinheiro da Estação Antártica Comandante Ferraz.

Marcus ALESSANDRO Corrêa Lobato, SO-CN, 46 anos, natural de Belém-PA

Ingressou na Marinha do Brasil em 1995, através do Escola de Formação de Reservista Navais (EFRN), do Grupamento de Fuzileiros Navais de Belém (GptFNBe), hoje 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2º BtlOpRib).

Durante sua carreira serviu em diferentes Organizações Militares, dentre elas podemos citar: Navio Hidrográfico Argus (H-31), Aviso Hidrográfico Paraibano (H-11), Aviso Hidrográfico Rio Branco (H-12), Navio Hidroceanográfico Amorim do Valle (H-35), Grupamento de Navios Hidroceanográficos (GNHo), Navio-Patrulha Parati(P-13), Navio de Socorro Submarino Felinto Perry (K-11) e Navio de Socorro Submarino Guillobel (K-120).

Realizou diversos cursos na carreira, dentre os quais destacam-se: Curso de Especialização e Curso de Habilitação a Promoção a Sargento e Aperfeiçoamento Comunicações Navais no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA).

Dentre suas principais comissões, cabe destacar: Diversas atividades SAR (Busca e Salvamento), atividades de patrulha, inspeção naval e ações cívico-sociais nas comunidades ribeirinhas a bordo do Navio Patrulha Parati.

Ao longo da sua carreira alcançou a marca de mais de 6.938 dias de embarque e 1.533 dias de mar.

Hoje, na função de Encarregado da Secretaria e Comunicações do Grupo-Base ORCA (2022-2023), tem como principal atribuição prover o enlace das comunicações entre o Continente Gelado (Antártica) e o Brasil, além de ser o responsável pela destinação e reciclagem dos resíduos gerados na estação.

Silvio Smith Santos Silva, SO-EF-HB, 44 anos, natural de Corumbá – MS

Ingressou na Marinha do Brasil em 1996, através da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina.

Durante sua carreira serviu em diferentes Organizações Militares, dentre elas podemos citar: Comando da Flotilha de Mato Grosso, Comando do 6º Distrito Naval, Hospital Naval Marcílio Dias, Rebocador de Alto Mar Tritão (R-21) e Junta de Saúde para Atividade Especiais da Base Almirante Castro Silva (BACS).

Realizou diversos cursos na carreira, dentre os quais destacam-se: Curso de Especialização de Enfermagem, Curso de Habilitação a Promoção a Sargento e Aperfeiçoamento em Enfermagem, Curso Especial de Enfermagem em Medicina Hiperbárica e Curso Expedito de Enfermagem Operativa.

Dentre suas principais comissões, cabe destacar: Apoio aos desabrigados durante a enchente em Itajaí em 2008, resgate do Navio Mercante Duden embarcado no Rebocador de Alto Mar Tritão e Grupo-Base Sperare da Estação Antártica Comandante Ferraz (Módulos Antárticos Emergenciais), como Enfermeiro, em 2018/2019.

Hoje, na função de enfermeiro do Grupo-Base ORCA (2022-2023), é responsável por auxiliar o médico da EACF, além de atividades administrativas como cuidar dos aspectos relacionados ao conforto, da lavanderia, da biblioteca e do controle de estoque e abastecimento de material de limpeza.

Elias BITTERCOURT Resque Filho, SO-MO, 45 anos, natural de Belém-PA

Ingressou na Marinha do Brasil em 1996, através Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará.

Durante sua carreira serviu em diferentes Organizações Militares, dentre elas podemos citar: Navio de Transporte de Tropa Soares Dutra (G-22), Centro de Adestramento da Ilha da Marambaia (CADIM), Fragata Independência (F-44), Navio-Patrulha Guajará (P-44), Rebocador de Alto Mar Tridente (R-22), Fragata Defensora, Centro de Apoio a Sistema Operativos (CASOP), Navio-Veleiro Cisne Branco (U-20), Corveta Júlio de Noronha (V-32) e Centro de Adestramento Almirante Marques Leão (CAAML).

Realizou diversos cursos na carreira, dentre os quais destacam-se: Curso de Especialização em Motores e Curso de Habilitação a Promoção a Sargento e Aperfeiçoamento em Motores.

Dentre suas principais comissões, cabe destacar: TALL SHIPS RACE na EUROPA, onde representou o Brasil em diversos países embarcado no Navio-Veleiro Cisne Branco e Operação Acolhida do Ministério da Defesa prestando Assistência aos Venezuelanos Refugiados (2020) embarcado na Corveta Júlio de Noronha.

Ao longo da sua carreira alcançou a marca de mais de 6.725 dias de embarque e 825 dias de mar.

Hoje, na função de Encarregado de Motores do Grupo-Base ORCA (2022-2023), é responsável pelas atividades de recebimento, armazenamento, controle, consumo de óleo combustível, manutenção dos tanques, da operação das chatas de óleo e dos diesel-geradores.

BRAINER José Lima de Almeida, 1ºSG-MO, 42 anos, natural do Rio de Janeiro-RJ

Ingressou na Marinha do Brasil em janeiro de 1998, pela Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará.

Durante sua carreira serviu em diferentes Organizações Militares, dentre elas podemos citar: Navio de Transporte de Tropa Ary Parreiras (G-21), Fragata Liberal (F-43), Fragata União (F-45), Navio de Pesquisa Hidroceanográfico Vital de Oliveira (H-39) e Grupamento de Navios Hidroceanográficos (GNHo).

Realizou diversos cursos na carreira, dentre os quais destacam-se: Curso de Especialização em Motores e Curso de Habilitação a Promoção a Sargento e Aperfeiçoamento em Motores.

Dentre suas principais comissões, cabe destacar: Missão de Paz no Líbano 2011/2012 e 2013/2014 e Grupo de recebimento do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico Vital de Oliveira.

Hoje, na função de Auxiliar do Encarregado de Motores do Grupo-Base ORCA (2022-2023), é responsável pelo funcionamento e manutenção do sistema de ar comprimido, compressores, sistema de ventilação e tratamento de ar, unidade recuperadora de calor e dutos em geral da EACF.

THIAGO dos Santos, 1ºSG-CO-SB, 39 anos, natural do Rio de Janeiro - RJ.

Ingressou na Marinha do Brasil em janeiro de 2001, na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espirito Santo.

Durante sua carreira serviu em diferentes Organizações Militares, dentre elas podemos citar: Navio de Desembarque Doca Ceará (G-30), Navio-Patrulha Fluvial Amapá (P-32), Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel (H-44), Comando do 1º Distrito Naval, Submarino Tapajó (S-33), Comando da Flotilha do Amazonas, Navio-Patrulha Fluvial Roraima (P-30).

Realizou diversos cursos na carreira, dentre os quais destacam-se: Curso de Especialização de Cozinheiro, Curso de Habilitação a Promoção a Sargento e Aperfeiçoamento e curso de Subespecialização de Submarinista.

Dentre suas principais comissões, cabe destacar: Atividades de patrulha, inspeção naval e ações cívico-sociais nas comunidades ribeirinhas embarcado no Navio-Patrulha Fluvial Amapá e Participação da XXIX OPERANTAR embarcado no Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel.

Ao longo da sua carreira completou mais de 5.000 dias de embarque, 1.050 dias de mar e mais de 3.500 horas de imersão em navios e submarinos da MB.

Hoje, na função de Cozinheiro do Grupo-Base ORCA (2022-2023), é responsável pela confecção das refeições na EACF e também pelo controle e manutenção do estoque de alimentos.

DANIEL Barbosa da Silva, 1ºSG-EL, 41 anos, natural do Salvador – BA

Ingressou na Marinha do Brasil em 2000, na da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco.

Durante sua carreira serviu em diferentes Organizações Militares, dentre elas podemos citar: Contratorpedeiro Pernambuco (D-30), Centro de Projetos Navais, Navio-Patrulha Guaratuba (P-50), Aviso de Patrulha Dourado (LP-03) integrado ao Grupamento de Patrulha Naval do Leste, Navio-Escola Brasil (U-27) e Corveta Júlio de Noronha (V-32).

Realizou diversos cursos na carreira, dentre os quais destacam-se: Curso Expedito de Combate a Incêndio, Curso Expedito de Fiel de Controle de Avarias, Curso de Especialização em Eletricidade e Curso de Habilitação a Promoção a Sargento e Aperfeiçoamento em Eletricidade.

Dentre suas principais comissões, cabe destacar: XXIX Viagem de Instrução de Guardas-Marinha no Navio-Escola Brasil em 2015 e Destaque no Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT) em 2019 na função de Supervisor Eletricista.

Ao longo da sua carreira, completou mais de 5.789 dias de embarque e 970 dias de mar em navios da MB.

Hoje, na função de Auxiliar do Encarregado de Eletricidade do Grupo-Base ORCA (2022-2023), é responsável pelo funcionamento e manutenção dos quadros elétricos, do compartimento de baterias e dos sistemas de aterramento, iluminação interna e externa, dentre outras tarefas.

RENAN Francisco Pereira da Silva, 2°SG-MT, 38 anos, natural Nova Iguaçu – RJ

Ingressou na Marinha do Brasil em 2003, pelo Serviço Militar Inicial (SMI) formando-se no Quartel de Marinheiros (QM). Logo após o cumprimento do SMI retornou para Marinha do Brasil em 2005, na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará.

Durante sua carreira serviu em diferentes Organizações Militares, dentre elas podemos citar: Tribunal Marítimo (TM), Centro de Instrução Brás de Aguiar (CIABA), Rebocador de Alto Mar Almirante Guilhem (R-24), Capitania dos Portos do Piauí (CPPI),Base Almirante Castro Silva (BACS), Fragata União (F-45), Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché (CIAMA), Navio de Desembarque de Carros de Combate Garcia D’Avilla (G-29), Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) e Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão (CAAML).

Realizou diversos cursos na carreira, dentre os quais destacam-se: Curso de Especialização em Artífice em Metalurgia, Curso de Habilitação a Promoção a Sargento e Aperfeiçoamento em Artífice em Metalurgia, Curso de Aperfeiçoamento Avançado em Gestão de Ciclo de Vida, Curso Expedito de Combate a Incêndio, Curso Expedito de Combate a Incêndio Avançado, Curso Expedito de Controle de Avarias em Instalações de Terra, Curso Expedito de Fiel de Controle de Avarias e Curso Especial de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica.

Dentre suas principais comissões, cabe destacar: Força Interina das Nações Unidas no Líbano I (UNIFIL I), Apoio Logístico ao Haiti (2016), Operação AZUVER – Portal da Amazônia – Verde Brasil 2 e ÁGATA (2020).

Hoje, na função de Encarregado do Controle de Avarias do Grupo-Base ORCA (2022-2023), é responsável pela manutenção e reparo de estruturas e mobiliários e por conduzir os adestramentos da estação.

CRISTIANO Pires da Silva, 2ºSG-FN-EG, 47 anos, natural do Rio de Janeiro – RJ

Ingressou na Marinha do Brasil em 1994, pelo Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais, realizado no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves.

Durante sua carreira serviu em diferentes Organizações Militares, dentre elas podemos citar: 2° Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais e Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais.

Realizou diversos cursos na carreira, dentre os quais destacam-se: Curso de Especialização em Engenharia de Combate, Curso de operador de equipamento pesado e Estágio de Habilitação a Sargentos do Quadro Especial.

Dentre suas principais comissões, cabe destacar: 11° Contingente da Missão de Paz no Haiti, equipe de biorremediação de solo, na Estação Antártica Comandante Ferraz e da equipe para desmonte da aeronave C-130 da FAB que se encontrava na Base chilena presidente Eduardo Frei Montalva.

Ao longo da sua carreira, completou mais de 1.083 Dias de Manobra e também atingiu a marca de mais de 8.900 dias de tropa.

Hoje, na função de Encarregado de Viaturas e Tratores do Grupo-Base ORCA (2022-2023), é responsável pela manutenção e operação das viaturas da EACF.