Aeronave C-130 (Hércules), da FAB na Base Aérea do Galeão
Pouso na Base Aérea Presidente Eduardo Frei Montalva, no Chile
Operar no Continente Antártico é uma capacidade que poucas Forças Aéreas possuem e, por conseguinte, um privilégio de poucos tripulantes ao redor do mundo. Tal fato, por si só, seria suficiente para explicar o fascínio que a missão exerce sobre os integrantes do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte - 1º/1º GT, também carinhosamente chamado de “Esquadrão Gordo”, sediado no Rio de Janeiro.
A data era 23 de agosto de 1983. A epopeia da tripulação do Esquadrão Gordo embarcada no C-130 Hércules FAB 2463, nesta data, dava início a um dos mais brilhantes e extraordinários capítulos da história da Força Aérea Brasileira: a Missão Antártica.
A missão, cumprida exclusivamente pelo 1º/1º GT há mais de trinta anos, faz parte do apoio logístico ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). Os dez voos realizados a cada OPERANTAR são imprescindíveis para a substituição de pesquisadores e militares, e o transporte de cargas que possibilitam o abastecimento da Estação Antártica Comandante Ferraz com medicamentos, equipamentos e mantimentos durante todo o ano.
VOOS DE APOIO
A equipe do C-130 desembarca os passageiros e acondiciona a carga
Interior da aeronave
Antes de chegar à Antártica, o voo, que tem início na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, passa por Pelotas - RS, onde é complementada a logística da operação. Em seguida, decola para Punta Arenas - na Patagônia chilena. O próximo pouso só ocorre após uma viagem de três horas, até a Base Aérea Presidente Eduardo Frei Montalva, mantida pela Força Aérea Chilena. De lá até a Estação brasileira são necessárias mais três horas navegando, ou meia-hora de helicóptero.
VOOS DE INVERNO
Com o retorno dos Navios da Marinha para o Brasil e a chegada do inverno antártico (março a outubro) os voos de apoio da FAB passam a ser a única forma de abastecimento da EACF.
Momento exato do lançamento de cargas
Hércules sobrevoando a EACF após o lançamento
Militares do Grupo-Base recolhem o material lançado
Desde dezembro de 2021 a nova aeronave KC-390 Millennium está sendo empregada nos Voos de Apoio do PROANTAR, realizando o traslado de pessoal e material entre o Rio de Janeiro e as cidades de Punta Arenas (Chile) e Ushuaia (Argentina). De fabricação nacional (Embraer S.A.), o novo avião é mais veloz e possui maior capacidade que o Hércules C-130, utilizado nas OPERANTAR desde 1983.
Aeronave KC-390 Millennium na cidade de Punta Arenas, em Voo de Apoio ao PROANTAR