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PROSUB

 

Revolucionando a tecnologia brasileira e a indústria naval, o Programa de Submarinos (PROSUB) representa um significativo avanço tecnológico no país, pautado em capital intelectual, engenharia sensível e tecnologia de ponta, além de incentivar a política de defesa, impulsiona a capacitação de pessoal e a soberania nacional.

 

Histórico

Criado em 2008, por meio da parceria estabelecida entre o Brasil e a França, o PROSUB tem como objetivo a produção de quatro submarinos convencionais e a fabricação do primeiro submarino brasileiro convencionalmente armado com propulsão nuclear. Contempla, além dos submarinos, a construção de um complexo de infraestrutura industrial e de apoio à operação dos submarinos, que engloba os Estaleiros, a Base Naval e a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) no município de Itaguaí - RJ.


País com dimensões continentais de 8,5 mil quilômetros de costa, o Brasil tem o mar como uma forte referência em todo o seu desenvolvimento. A imensa riqueza das águas, do leito e do subsolo marinho nesse território justifica seu nome: Amazônia Azul. É nessa área marítima que os brasileiros desenvolvem atividades pesqueiras, 95% do nosso comércio exterior e a exploração de recursos biológicos e minerais. Para proteger esse patrimônio e garantir a soberania brasileira no mar, a Marinha do Brasil investe na expansão da força naval.

O PROSUB dotará a indústria brasileira da defesa com tecnologia nuclear de ponta. A concretização do programa fortalece, ainda, setores da indústria nacional de importância estratégica para o desenvolvimento econômico do país. Priorizando a aquisição de componentes fabricados no Brasil, o PROSUB é um forte incentivo ao nosso parque industrial.

Como resultados iniciais, foi inaugurado, em fevereiro de 2018, o Estaleiro de Construção e em dezembro de 2018 foi lançado ao mar o Submarino Riachuelo, o primeiro submarino construído no âmbito do Programa. Em outubro de 2019 foi realizada a união das sessões do submarino Humaitá, o segundo submarino convencional do Programa, lançado ao mar em 2020. No dia 12 de agosto de 2020, mais um marco importante foi cumprido no âmbito do PROSUB, quando o Submarino “Riachuelo” (S 40) realizou com êxito os testes previstos para o sistema de propulsão na superfície, em prosseguimento ao extenso programa de provas de aceitação no mar. Além dessas verificações, também foram testados satisfatoriamente o sistema de governo (lemes horizontais e vertical) e sistemas de navegação, cujos resultados habilitarão o prosseguimento das referidas provas com elevado grau de segurança da plataforma.


Primeiro teste de Navegação do Submarino Riachuelo

Durante a fase em questão, os exercícios preconizados foram integralmente cumpridos, tendo o “Riachuelo” percorrido 8 milhas náuticas na superfície, em área marítima situada no interior da Baía de Sepetiba, no litoral sul do Rio de Janeiro.

A Marinha realizou em 11 de dezembro de 2020 a cerimônia “Dia do Marinheiro - PROSUB 2020”, no Complexo Naval de Itaguaí (RJ). Durante a solenidade, foram realizados o batismo e o lançamento ao mar do Submarino “Humaitá”; a integração das seções do Submarino “Tonelero”; e a preparação, para a entrega ao setor operativo da Marinha, do Submarino “Riachuelo”, o primeiro do Programa de Submarinos (PROSUB), já lançado e atualmente passando por testes finais de mar.

Com os olhos voltados para o futuro, o PROSUB requer perseverança, continuado esforço e investimentos para alcançar os próximos marcos contratuais previstos, como o lançamento do “Tonelero" (S-42) em 2023 e o “Angostura” (S-43) em 2024. Movidos pela essência propulsora do programa, a Amazônia Azul, a Marinha mergulha fundo em tecnologia para alcançar o objetivo maior que é a construção do “Álvaro Alberto” (SCPN), o primeiro submarino nuclear convencionalmente armado, previsto para ser lançado em 2033.

 

 

 

 

 

Linha do tempo

 

2010

  • Teve início nas instalações da DCNS, na França, a construção dos submarinos convencionais S-BR, com o corte da primeira chapa de aço do casco resistente para as seções S3 e S4 que compõem a parte de vante do S-BR1. Este evento representa o começo da capacitação dos engenheiros e técnicos da Marinha, NUCLEP e Itaguaí Construções Navais (ICN), como parte do processo da transferência de tecnologia para a construção dos submarinos.

  • Em paralelo ao início da construção das seções S3 e S4, teve início, em Toulon, sul da França, o treinamento para engenheiros da Marinha sobre a política de manutenção dos submarinos S-BR, assistência técnica e a transferência de tecnologia, principalmente por meio de on-the-job training, do Sistema Sonar e do Sistema de Combate.

2011

  • Foi entregue à ICN o primeiro lote de materiais necessários à fabricação da “Seção de Qualificação”, utilizados nas etapas de qualificação do corpo técnico da Marinha nas instalações da NUCLEP. Esse evento foi de grande importância, pois representou o processo inicial de recebimento e transporte dos lotes de materiais para a construção dos novos submarinos, compreendendo a preparação, inspeção técnica, conferência, aceitação final e embarque.

  • No Brasil, a construção dos submarinos convencionais teve início em 16 de julho com o corte da primeira chapa de aço para a “Seção de Qualificação” na NUCLEP. O passo seguinte foi a fabricação das cavernas (reforços estruturais da estrutura do casco) e das seções do casco resistente; a fabricação das estruturas internas (tanques, suportes e tubulações), que estão sendo executadas na Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), assim como, a equipagem das seções fabricadas na França.

2013

  • As seções S3 e S4 do submarino Riachuelo, fabricadas na França com a participação de técnicos e engenheiros brasileiros, em treinamento, chegaram na UFEM. No Brasil, a fabricação na NUCLEP das demais seções iniciou-se em abril de 2012, com o corte da primeira chapa, e terminou em 2015.

2017

  • Foi realizado o embarque da plataforma de vante (cradle) no interior do Submarino “Riachuelo” (SBR-1). O cradle de vante consiste na maior plataforma dessa classe de submarinos, onde foram instalados diversos equipamentos, tais como: compressores, trocadores de calor e bombas e sala de controle e de navegação do submarino.

2018

  • Todas as seções do S-BR1 (Riachuelo) seguem para o Estaleiro de Construção onde são unidas e integradas.

  • No dia 5 de dezembro, no Complexo Naval de Itaguaí-RJ, o S-BR1 (Riachuelo) foi movimentado do Estaleiro de Construção para o shiplift, elevador de navios que será responsável pelo lançamento da embarcação ao mar.

  • No dia 14 de dezembro, a Marinha lançou ao mar o Submarino “Riachuelo”, o primeiro de uma série de quatro submarinos convencionais e um convencionalmente armado com propulsão nuclear que estão sendo construídos no escopo do PROSUB.

2019

  • No dia 25 de abril, foi realizada a transferência da primeira seção do submarino “Humaitá”, o segundo dos quatro convencionais do Programa de Submarinos (PROSUB).

  • A Marinha do Brasil (MB), por meio do PROSUB, deu mais um passo no avanço da produção para a entrega do Submarino “Humaitá” (SBR-2), o segundo dos quatro submarinos convencionais desenvolvidos. Foi realizada, em 30 de maio, a transferência da segunda Seção do SBR-2.

  • A Marinha do Brasil concluiu, na tarde de 11 de outubro, uma importante etapa da construção do Submarino “Humaitá” (SBR-2), o segundo dos quatro previstos no PROSUB.

  • O Submarino “Riachuelo” foi submetido, com sucesso, no dia 20 de novembro, ao teste de imersão estática, procedimento decisivo para avaliação de suas condições de estabilidade no mar.

2020

  • Nos dias 20 e 21 de maio, foram realizados os testes de desempenho da propulsão do Submarino “Riachuelo”. A atividade marca a retomada da verificação de desempenho do sistema de propulsão diesel-elétrico do submarino.

  • No dia 25 de junho, foi realizado o embarque da plataforma auxiliar de ré (cradle) no interior do Submarino “Tonelero”, nas instalações da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas, em Itaguaí-RJ.

  • Em 29 de junho, foi realizado o embarque da plataforma auxiliar de gabinetes elétricos (cradle elétrico), montada no interior do Submarino “Tonelero”.

  • Realizada em 17 de julho a cerimônia de ativação da Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM), localizada no Complexo Naval de Itaguaí. Moderna, bem equipada e com efetivo bem preparado para exercer seu papel constitucional de garantir a soberania do país, a ativação da BSIM representa um importante marco no processo construtivo do PROSUB.

  • O Submarino "Riachuelo" realizou a primeira navegação independente, sem a necessidade do uso de rebocadores. Foram testados os lemes do submarino, o sistema de navegação e propulsão, os diesel geradores, as cargas das baterias no mar, o sistema de comunicação e realizado treinamento geral com a tripulação.

  • No período de 16 a 18 de outubro, foram realizados os testes de propulsão do Submarino “Riachuelo” (S40), em área marítima situada no interior da Baía de Sepetiba, no litoral sul do Rio de Janeiro.

  • Em 22 de outubro, o PROSUB, experimentou um avanço no processo de construção do Submarino “Tonelero” (S42), terceiro dos quatro submarinos convencionais (SBR-3) desenvolvidos por esse empreendimento estratégico.

  • Foi realizada, em 29 de outubro, a transferência da Seção de Ré (S1) do Submarino “Tonelero” (S42), da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas com destino ao Estaleiro de Construção, no Complexo Naval de Itaguaí), Rio de Janeiro. Com o recebimento da S1, inicia-se o processo para a montagem e integração definitiva das seções de casco do terceiro meio da classe “Riachuelo” (SBR-3).

  • No dia 11 de dezembro, durante a cerimônia “Dia do Marinheiro - PROSUB 2020”, foram realizados o batismo e o lançamento ao mar do Submarino “Humaitá”; a integração das seções do Submarino “Tonelero”; e a preparação, para a entrega ao setor operativo da Marinha, do Submarino “Riachuelo”

2021

  • Em 12 de julho, ocorreu a transferência do Comando da Força de Submarinos para o Complexo Naval de Itaguaí.

2022

  • No dia 1º de setembro de 2022 foi realizada a Mostra de Armamento do Submarino Riachuelo, solenidade que marcou a transferência do primeiro navio da Classe Riachuelo para o setor operativo da Marinha.

2029

Previsão de lançamento ao mar do submarino “Álvaro Alberto”, primeiro submarino nuclear convencionalmente armado (SNCA).

 

 

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