Prova de Capitão Amador - 2024

PROVA DE CAPITÃO AMADOR

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) abrirá inscrições para o Exame de Capitão-Amador do dia 07 de fevereiro até o dia 15 de março. A previsão é que a prova aconteça no dia 30 de abril, com início às 14h e término às 18h (horário de Brasília), com questões relacionadas à Navegação Astronômica e Eletrônica, Estabilidade de embarcações, Meteorologia, Oceanografia, e Sobrevivência no Mar. A divulgação da lista final dos aprovados no site da DPC tem data prevista para o dia 21 de junho de 2024. Com a habilitação de Capitão-Amador, o navegador está apto para conduzir embarcações de esporte e recreio entre portos nacionais e estrangeiros sem limite de afastamento da costa, exceto motoaquática.

Os interessados podem fazer a inscrição no Grupo de Atendimento ao Público (GAP) da CPPR, que fica na Rua Benjamin Constant, 707, no Centro Histórico de Paranaguá. Os candidatos devem entregar a Ficha de Inscrição e Requerimento preenchidos, apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a Carteira de Identidade, atestado médico, e comprovante de residência. É exigida ainda a habilitação de Mestre-Amador como pré-requisito para realizar a prova de Capitão-Amador. O candidato deve, por isso, apresentar cópia da carteira de Mestre-Amador. O custo da inscrição é de R$ 55,00 a ser pago através de GRU emitida pelo site https://www3.dpc.mar.mil.br/scam/emitgruscam/mensagem.asp?v_destino=servicos e paga com pelo menos 2 dias antes do comparecimento para a inscrição.

 

Os modelos dos documentos necessários podem ser acessados em https://www.marinha.mil.br/cppr/habilitacao_amadores

Instruções Gerais, programa do exame e referências bibliográficas constantes do anexo 5-A da NORMAM – 211 (https://www.marinha.mil.br/dpc/normas-autoridade-maritima-brasileira).

 

Tipo de Informativo: