MARINHA DO BRASIL FINALIZA OPERAÇÃO VERÃO 2023-2024 EM ALAGOAS

     A Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL) encerrou, no dia 29 de fevereiro, a Operação Verão 2023-2024. Com o slogan "NAVSEG: você conectado a uma navegação segura", foram intensificadas as ações de fiscalização do tráfego aquaviário e de conscientização de condutores e passageiros quanto à salvaguarda da vida humana, à segurança da navegação e à prevenção da poluição ambiental no litoral e nas águas interiores do estado.

      As infrações mais observadas durante as ações de fiscalização foram: condução de embarcação por pessoa não habilitada; documentação da embarcação incompleta ou vencida; falta de material de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio, entre outros) e excesso de lotação da embarcação.

      Durante a Operação foram inspecionadas 13.852 embarcações, emitidas 511 notificações para comparecimento, apreendidas 52 embarcações e instaurados 5 inquéritos administrativos. Além disso, foram realizadas 15 visitas e 15 palestras com 288 ouvintes nas marinas, colônias de pescadores, associações de embarcações e nas praias. Para as ações realizadas nesta operação, a CPAL e sua Agência subordinada, em Penedo (AL), foram empregados 130 militares, com o apoio de 13 embarcações, incluindo lanchas e motos aquáticas, que atuaram em ações de fiscalização no mar e águas interiores de Alagoas.

      Embora as inspeções navais sejam intensificadas durante os meses de Dezembro/2023 a Fevereiro/2024 da Operação Verão, as ações educativas e fiscalizatórias não se limitam a esse período, sendo realizadas de maneira ininterrupta durante todo o ano, com foco no cumprimento das normas de segurança da navegação.

As ações da Operação Verão se concentram nos meses de Dezembro/2023 a Fevereiro 2024