Dia dos veteranos da Marinha

 

O dia 10 de outubro marca o momento de prestarmos uma justa homenagem aos Veteranos da Marinha, bons companheiros que nos antecederam e que deixaram um belo legado de retidão e exemplos. Essa data foi escolhida por nos remeter à assinatura do Decreto 49.096/1960, que criou a então Pagadoria de Inativos e Pensionistas da Marinha, atual Serviço de Veteranos e Pensionistas da Marinha. Contudo, nossos veteranos não são lembrados apenas no dia de hoje.

Diariamente, relevante parcela de nossa força de trabalho se dedica para prover serviços de qualidade a esses amigos a quem muito devemos e respeitamos. Assim, a Marinha tem mantido um sistema de Assistência Social que busca fortalecer as relações familiares e comunitárias por meio dos programas e projetos da Diretoria de Assistência Social da Marinha e das parcerias com as Voluntárias Cisne Branco. Além disso, no âmbito do Sistema de Saúde estamos aperfeiçoando o atendimento humanizado e a medicina preventiva, principalmente, com o projeto Saúde Naval.

Essas ações somam-se, ainda, ao permanente trabalho do Serviço de Veteranos e Pensionistas da Marinha e seus diversos Postos de Atendimentos distribuídos pelo território nacional, que continuam na busca para reduzir o aprazamento e aprimorar a gestão das necessidades administrativas dos veteranos e pensionistas. Temos a clara certeza da necessidade de promovermos ajustes. Por isso, estamos trabalhando intensamente, motivados e focados, a fim de possibilitar atendimentos com mais qualidade e em sintonia com os anseios do nosso pessoal. Assim, nessa oportunidade agradecemos a inestimável colaboração de cada um dos militares que, ao longo de suas carreiras, com dedicação e profissionalismo, doaram grande parte de suas vidas para servir ao País e à Marinha.

Hoje, de forma especial, prestamos uma homenagem a todos os veteranos na pessoa do Primeiro-Tenente, Ex-Combatente, RANULPHO LUIS DOS SANTOS, que, no último dia 15 de maio, completou 100 anos de idade. Sua vida foi marcada por inúmeras histórias desde a sua incorporação como Marinheiro de 2ª Classe, em 24 de fevereiro de 1944, até a sua promoção a Primeiro-Tenente, em 26 de junho de 1963. O Tenente RANULPHO retrata bem o fato de que a Marinha somos nós!

Somos todos parte dela e, não importa se na ativa, reserva, reformados ou aposentados, jamais deixaremos de nos dedicar à nossa querida Instituição. Veteranos, festejamos esse dia com a alegria de reencontrar amigos de longa data, bravos Marinheiros, Fuzileiros Navais e Servidores Civis que nos antecederam, homens e mulheres que com suas “mãos construíram a nossa história” e abriram caminho para continuarmos o trabalho de manter a nossa Marinha melhor a cada dia. As contribuições deixadas por cada um dos Senhores e Senhoras nos permitiram dar continuidade nas nossas tarefas a partir de um elevado patamar e nos impõem a responsabilidade de honrar este legado, preparando a Marinha para as futuras gerações.

Pessoal: Nosso maior patrimônio!

Ontem, hoje e sempre.