Recepcionados pelo Diretor-Geral do Material da Marinha, representantes do Grupo Edge conhecem instalações do principal ativo de defesa na construção de submarinos convencionais e com propulsão nuclear do Brasil.
Recepcionados pelo Diretor-Geral do Material da Marinha, representantes do Grupo Edge conhecem instalações do principal ativo de defesa na construção de submarinos convencionais e com propulsão nuclear do Brasil.
Integrantes da Junta Interamericana de Defesa, comitivas de Angola e Itália conhecem instalações do principal ativo de defesa brasileiro.
Vice-Almirante Humberto Caldas da Silveira Junior recebe comitiva da JID e OEA
Almirantes de Esquadra percorreram diversas instalações do CNI
Nova expansão da Base de Submarinos da Ilha da Madeira fortalece Poder Naval
Parceria Brasil-França promove avanços tecnológicos na área de defesa
Marinha lança Submarino “Tonelero” ao mar, em Itaguaí (RJ)
27/03/2024 - Por Primeiro-Tenente (T) Ohana Gonçalves, Segundo Tenente (RM2-T) Stilben e Edwaldo Costa - Itaguaí, RJ
Testes foram realizados nas proximidades da ilha de Itacuruçá (RJ)
Ocorrido esta semana, Corte da Seção C Preliminar do casco resistente representa um passo relevante para o início da construção do Submarino, previsto para 2025
Iniciativa possibilita a geração de, aproximadamente, 60 mil empregos diretos e indiretos
O Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha (PROSUB) celebra 15 anos, no dia 23 de dezembro de 2023, e segue revolucionando a tecnologia e a indústria naval brasileira, consolidando-se como um dos principais Programas Estratégicos de Defesa do Brasil.
Cerimônia ocorreu hoje no Complexo Naval de Itaguaí no Rio de Janeiro
Nesta quarta-feira (4), a Marinha do Brasil (MB) realizou a Cerimônia do Corte da Primeira Chapa da Seção de Qualificação do Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN), no Complexo Naval de Itaguaí (CNI). O evento, realizado pela Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), representa um marco significativo do processo construtivo do SCPN.
Construção do Submarino “Humaitá” permitiu a transferência de tecnologia, a utilização de mão de obra brasileira e o desenvolvimento da indústria nacional
A Marinha do Brasil, por intermédio de sua Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico (DGDNTM), entregou ao Setor Operativo da Força, no dia 12 de janeiro, na Base de Submarinos da Ilha da Madeira, o segundo dos quatro submarinos convencionais previstos do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). Ele recebe o nome de Humaitá (S41) e opera com propulsão diesel-elétrica.
Como parte integrante do Programa de Desenvolvimento de Submarinos, a infraestrutura necessária para a manutenção dos novos meios que estão sendo comissionados começou a ser erguida em 2017. A fim de contribuir para a prontidão da Esquadra para a aplicação do Poder Naval, foi idealizada a construção, no Complexo Naval de Itaguaí, de um Estaleiro de Manutenção especialmente equipado para atender às necessidades da nova classe de submarinos que já é realidade na nossa Marinha, a Classe Riachuelo, bem como do futuro Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN), Classe Álvaro Alberto.
Presidente da República faz visita institucional ao Complexo Naval de Itaguaí
24/03/2023 - Por Primeiro-Tenente (RM2-T) Thaís Cerqueira - Itaguaí, RJ
Nesta quinta-feira (23), o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, visitou o Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, local onde está sendo desenvolvido o Programa de Submarinos da Marinha (PROSUB), que, em 2023, completa 15 anos da parceria estratégica entre o Brasil e a França. Por meio de um processo de transferência de tecnologia, a construção dos submarinos está sendo realizada por mão de obra brasileira (engenheiros e técnicos), contando com a assistência técnica de franceses da empresa Naval Group.
Submarino “Humaitá” passa por testes antes de ser incorporado à Marinha Segundo dos quatro submarinos convencionais do PROSUB, “Humaitá” realiza testes de imersão dinâmica e em grande profundidade
21/03/2023 - Por Capitão-Tenente (T) Gisele Costa, Capitão-Tenente (T) Bruno Oliveira e Primeiro-Tenente (RM2-T) Cecília Paes - Rio de Janeiro, RJ
A transferência das unidades ao Estaleiro, no Complexo Naval de Itaguaí, marca o início da fase de construção do quarto submarino do PROSUB
19/04/2023 - Por CT (T) Gisele Costa, CT (T) Bruno Oliveira e 1T (RM2-T) Cecília Paes - Rio de Janeiro, RJ
De acordo com o cronograma previsto para o Programa de Submarinos da Marinha (PROSUB), a Itaguaí Construções Navais (ICN) realiza, no período de 19 de abril a 2 de maio, a transferência das seções do Submarino “Angostura” (S-43), quarto submarino convencional de propulsão diesel-elétrica, do Programa, da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas para o Estaleiro de Construção, localizado no Complexo Naval de Itaguaí (CNI), no Rio de Janeiro.