Em 2010, com os contratos assinados e os primeiros aportes financeiros da Marinha do Brasil, tiveram início as obras de construção de um complexo de 750 mil metros quadrados com Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas, Estaleiros, Complexo Radiológico e Base Naval para o PROSUB, no município de Itaguaí (RJ).
Um conjunto de fatores levou à escolha do município para abrigar o complexo do PROSUB: a localização, próxima da rodovia BR-101, da Base Aérea de Santa Cruz, do Porto de Itaguaí e apenas 70 quilômetros distante da cidade do Rio de Janeiro. Esta região tem logística favorecida pela presença do Porto de Sepetiba; está próxima das três usinas nucleares do País, localizadas em Angra dos Reis, e é onde se encontra instalada a Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (NUCLEP), empresa pública que tem papel fundamental no processo de fabricação do submarino.
PROSUB-EBN, como foi denominado o complexo, representa a materialização do que foi definido e planejado para a defesa do País através de uma nova força submarina.