Pular para o conteúdo principal

Marinha fortalece parcerias estratégicas com empresa árabe de defesa e tecnologia no Complexo Naval de Itaguaí

Recepcionados pelo Diretor-Geral do Material da Marinha, representantes do Grupo Edge conhecem instalações do principal ativo de defesa na construção de submarinos convencionais e com propulsão nuclear do Brasil.

 


Alte Esq Edgar (DGMM), Vice Alte Zampiere (DSAM) e Vice Alte Humberto (Cogesn) recebem Comitiva do Grupo Edge

 

A Marinha do Brasil, por meio da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico (DGDNTM) e da Diretoria-Geral do Material (DGMM), realizou um encontro estratégico com o Grupo Edge, empresa estatal dos Emirados Árabes Unidos, referência global em tecnologia e defesa. A reunião aconteceu no Complexo Naval de Itaguaí (CNI), um dos principais centros de inovação da defesa nacional.

O Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra Edgar Luís Siqueira Barbosa, acompanhado do Diretor do Sistema de Armas da Marinha (DSAM), Vice-Almirante Carlos Henrique de Lima Zampieri, e do Coordenador-Geral do Programa de Desenvolvimento do Submarino com Propulsão Nuclear (COGESN), Vice-Almirante Humberto Caldas da Silveira, recepcionaram a comitiva, que teve a oportunidade de conhecer de perto o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), o mais relevante da história da defesa naval do Brasil. A delegação incluiu Rodrigo Torres, Diretor Financeiro do Grupo Edge no Brasil, e Tiago Silva, Diretor Executivo.

 


Visita à Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas

 

A visita teve início com uma apresentação conduzida pelo Vice-Almirante Humberto, Coordenador-Geral do Programa do Submarino Nuclear, que detalhou os avanços do Programa Nuclear da Marinha (PNM) e do PROSUB, expondo o arrasto tecnológico, a geração de empregos, a nacionalização de equipamentos e sistemas e consequentemente o desenvolvimento da base industrial de defesa promovida pelo Programa.

Na sequência, a comitiva percorreu diversas instalações do complexo, incluindo a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), o Esteiro de Manutenção da Ilha da Madeira (EMIM), o Estaleiro de Construção, o Elevador de Navios e o Centro de Manutenção de Sistemas (CMS), áreas fundamentais para o fortalecimento da indústria naval brasileira.

 


Representantes do Grupo Edge conhecem o Centro de Manutenção de Sistemas (CMS-Itaguaí)

 

Esse encontro reforça o compromisso da Marinha com o avanço tecnológico e a cooperação internacional no setor de defesa. Além de consolidar a relação com o Grupo Edge, a parceria se alinha a projetos já em andamento, como o Míssil Antinavio de Superfície (MANSUP), um dos marcos da inovação militar brasileira.

 

 

Compartilhe: