Missão, Visão e Valores

Missão

A Capitania dos Portos do Piauí (CPPI), tem o propósito de contribuir para a supervisão das atividades relativas à Marinha Mercante e organizações correlatas, no que se refere a Segurança da navegação e a Segurança Nacional.

Executar a fiscalização do tráfego aquaviário e realizar a formação de aquaviários e pescadores profissionais, a fim de garantir o cumprimento da lei de Segurança do Tráfego Aquaviário e da lei do Óleo, na sua área de jurisdição. A Jurisdição da CPPI envolve cerca de 223 municípios do estado do Piauí e 23 municípios do estado do Maranhão (aqueles que fazem fronteira com o Rio Parnaíba).

Visão

Ser reconhecida como uma Capitania dos Portos de excelência e uma das mais eficientes do Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário, na Marinha do Brasil, tornando-se referencial de gestão, qualificação profissional e de fiscalização do  Tráfego Aquaviário, com meios modernos e adequados ao cumprimento de sua importante missão.

Valores

Honra, ética, profissionalismo, tradição naval, busca constante da excelência, responsabilidade social, comprometimento com o meio-ambiente, segurança e cortesia na relação com o público.