Navega Reserva

Mensagens do Comandante: Mensagens do Comandante da Marinha aos militares da reserva.

 

Últimas Notícias

Produção do livro "Vogas de Comando" (título provisório)

O CCSM produzirá, em coordenação com o GCM e a DPHDM, um livro com o intuito de consolidar vogas atemporais adotadas por Comandantes e Diretores, ao longo de suas carreiras na MB.

A publicação terá como público-alvo os oficiais em condições de exercerem cargos de Comando e Direção, que poderão se valer das boas práticas apresentadas no livro como referências para a condução de suas próprias experiências.

A fim de possibilitar a reunião de conteúdo amplo e de qualidade, conta-se com a participação de oficiais e praças voluntários, que estejam dispostos a contribuir com experiências vivenciadas ao longo da carreira. Tais contribuições podem ser na forma de relatos, vogas praticadas ou observadas, textos reunidos ao longo da carreira, imagens passíveis de ilustrar a obra, etc.

Ressalta-se que a participação não está limitada a oficiais com experiência de Comando ou Direção, uma vez que são igualmente válidos os relatos de práticas bem-sucedidas observadas em Comandantes e Diretores com os quais se teve contato ao longo da carreira.

Para que a contribuição possa ser aceita, é necessário que o oficial ou praça voluntário preencha, date e assine o formulário “Proposta de conteúdo” disponível para download no endereço www.marinha.mil.br/vogasdecomando.

Não há limite de encaminhamento de propostas por voluntário.

Ao final, o formulário e a proposta de conteúdo deverão ser encaminhados por email para a caixa postal vogasdecomando@marinha.mil.br, contendo no campo assunto o texto “Vogas de Comando”.

Solicita-se que as propostas sejam encaminhadas até o dia 30AGO, para que possam ser analisadas e selecionadas.

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA

 


Programa Caldeirão do Huck exibirá matéria sobre Navio de Assistência Hospitalar
Será exibida neste sábado (15JUN), a partir das 16h, no Programa Caldeirão do Huck, na Rede Globo, uma reportagem sobre as atividades desenvolvidas pelo Navio de Assistência Hospitalar Doutor Montenegro e histórias particulares de seus militares.

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA


ACESSO AO BONO PELA INTERNET OU APLICATIVO -

Os militares veteranos já podem ter acesso ao Boletim de Ordens e Notícias (BONO). Para isso, basta realizar um cadastro, por meio do site do Serviço de Veteranos e Pensionistas da Marinha (SVPM) na Internet e do aplicativo do SVPM para dispositivos móveis. Siga as orientações abaixo:

1) Site do SVPM na Internet: acesse o endereço https://www.svpm.mar.mil.br e clique no canto superior direito em “Entrar no Sistema”.  Caso ainda não esteja cadastrado, clique em “Não tenho cadastro” e preencha o formulário.

Em caso de dificuldades, siga os procedimentos listados no endereço https://www.svpm.mar.mil.br/visao/principal.php?action=bono.

2) Aplicativo do SVPM: digite “SVPM” nas  lojas  virtuais  Google  Play  e  Apple  Store e faça o download. O Aplicativo é gratuito. O acesso se dá mediante a um cadastro realizado no próprio App.

 

 O acesso ao BONO já está na palma das suas mãos, em qualquer lugar e a qualquer hora. VENHA NAVEGAR CONOSCO!


Sistema de Proteção Social dos Militares das Forças Armadas
Sistema de Proteção Social dos Militares das Forças Armadas

Após a entrega do PL com a proposta de alterações no Sistema de Proteção Social dos Militares das Forças Armadas e de reestruturação da carreira, a Marinha do Brasil prosseguirá prestando os esclarecimentos necessários para toda nossa tripulação.

Com relação à graduação de Sargento Mor, a MB está reavaliando a proposta, por entender que contempla benefícios para nossas Praças.

Quaisquer sugestões, pelo devido canal hierárquico, serão muito bem-vindas!

Conheça a íntegra do PL em www.marinha.mil.br/spsm.

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA


Sistema de Proteção Social dos Militares das Forças Armadas
Com relação ao Projeto de Lei (PL) que altera o Sistema de Proteção Social dos Militares das Forças Armadas e promove a reestruturação da carreira de Oficiais e Praças, a Marinha do Brasil esclarece:

1. A elaboração do PL foi norteada pelas seguintes premissas básicas:
- contemplar as peculiaridades da carreira militar;
- corrigir distorções, especialmente aquelas originadas pela Medida Provisória nº 2.215/2001;
- valorizar a meritocracia, independentemente de níveis hierárquicos; e
- atender às metas estabelecidas pela equipe econômica do Governo.

2. A veiculação de notícias falsas a respeito do PL denotam a clara intenção de abalar um dos valores indeléveis das Forças Armadas: Hierarquia e a Disciplina – nossa coesão.

3. A abordagem distorcida e equivocada deste tema dificulta a manutenção do equilíbrio necessário para as tratativas em curso, que visam valorizar a carreira militar.

4. A partir de videoconferência, as premissas básicas do PL foram esclarecidas e autorizada a disseminação das informações pela Força.

5. A Marinha prestará os esclarecimentos complementares, tão logo seja apresentada a versão final do PL ao Congresso Nacional, mantendo nosso pessoal informado e evitando a disseminação de boatos.

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA


NOTA DE ESCLARECIMENTO
Encontra-se disponível no endereço Em relação à matéria “Ministros de Bolsonaro fazem expedição à Antártica” publicada neste sábado, 09 de março, no site da revista Época, a Marinha do Brasil enfatiza que, como em todos os países do mundo, visitas à centros de pesquisa, como a Estação Antártica Brasileira, ratificam o devido reconhecimento da importância do conhecimento e das pesquisas científicas realizadas naquele continente e o que isso representa para o desenvolvimento da ciência e tecnologia.
A condição do Brasil de país atlântico, diretamente envolvido nos acontecimentos na região antártica, sobretudo devido às influências dos fenômenos naturais que lá ocorrem sobre o território nacional, justifica o histórico interesse brasileiro sobre o continente austral.
Essas circunstâncias, além de motivações estratégicas, de ordem geopolítica e econômica, foram fatores determinantes para que o País aderisse ao Tratado da Antártica, em 1975, e desse início ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), em 1982, um programa Interministerial de enorme relevância e reconhecimento internacional.
Adicionalmente, como é de conhecimento de todos, visitas ao continente Antártico sempre envolvem a possibilidade de enfrentamento de condições atmosféricas adversas e na presente oportunidade, será inaugurada uma nova estrutura de telecomunicações, o que ampliará, em muito e entre outros aspectos, a capacidade da nossa comunidade científica conduzir suas atividades direcionadas ao atendimento do bem comum, entre os brasileiros.

ASSOCIAÇAO EMPÓRIO NAVAL - É com grande satisfação que a Empório Naval anuncia, na presente data, a concretização de sua parceria com a empresa MR CAT. Tal parceria trará diversos benefícios aos Associados na compra de itens de vestuário desta importante marca. O primeiro benefício, imediato, será o desconto real de 10% em compras "on-line" de quaisquer produtos da marca. Acesse o site www.mrcat.com.br, aproveite mais esta oportunidade. O desconto não é válido para lojas físicas. Para garantir o desconto, o Associado deverá cadastrar seu e-mail no site da MR CAT. O desconto só será válido para e-mails constantes do cadastro do Associado no Empório Naval. Informações para tornar-se Associado poderão ser obtidas por meio do site www.emporio-naval.com.br ou sac@emporio-naval.com.br. Lembrando que a conclusão do cadastro de associado só é efetuada após o recebimento da ficha de inscrição em nossa Secretaria, o que pode ser feito com o envio do arquivo de imagem da Ficha de Inscrição para secretaria@emporio-naval.com.br. Não perca esta oportunidade!
 

"Hotsite" da Cerimônia de Lançamento do Submarino “Riachuelo” - Encontra-se disponível no endereço http://www.mar.mil.br/hotsites/riachuelo o "hotsite" com informações sobre o Submarino “Riachuelo”, como características gerais, linha do tempo da construção, fotos e vídeos. Acesse  e fique por dentro! Acompanhe a cerimônia de lançamento do Submarino em tempo real, por meio dos perfis oficiais da MB nas mídias sociais "Facebook", "Instagram" e "Twitter".
 

Educação Financeira
A Pagadoria de Pessoal da Marinha idealizou, com a colaboração do Serviço de Assistência Social da Marinha, um vídeo educativo sobre educação financeira. Essa iniciativa visa a contribuir para a incorporação do tema no cotidiano dos nossos militares, servidores civis e pensionistas, promover a conscientização quanto à necessidade de uma gestão equilibrada dos recursos financeiros e incentivar escolhas mais saudáveis que preservem as finanças pessoais.

 

VEJA MAIS NOTÍCIAS


 

Conteúdos


NOMAR, Sinopse, Marinha em RevistaÂncora SocialPeriódicos do SVPM e Revistas Navais.
 
Revista Ancora
Espaço destinado para divulgação de publicações, artigos, textos e livros.
 

Espaço destinado para fotografias antigas da Marinha.

 


Veja aqui a relação dos Hotéis de Trânsito das Forças Armadas.

Bem-estar, vida saúdavel e qualidade de vida, fique por dentro da Saúde Naval.

 

Revista Ancora

Espaço destinado para contos e histórias relatadas pelos militares da reserva.

Você é militar da reserva e gostaria de fazer uma pergunta ou enviar sugestões ? Clique no banner acima. Para obter instruções de acesso clique aqui.