CAPITANIA DOS PORTOS DE PERNAMBUCO FORMA NOVOS MARÍTIMOS PARA O MERCADO DE TRABALHO

Recife, 17 de fevereiro de 2020

 

A Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) formou mais uma turma do Curso de Adaptação para Aquaviários (CAAQ-CTS-2019) - Cozinheiro, Taifeiro, Enfermeiro e Auxiliar de Saúde. A entrega dos Certificados e da Carteira de Inscrição e Registro (CIR) ocorreu em 17 de fevereiro de 2020, com a participação de 29 concluintes, familiares, amigos e a equipe do Departamento de Ensino Profissional Marítimo, da CPPE.

Voltado para atender a demanda do mercado de trabalho do setor naval brasileiro, o curso tem duração de um mês e, ao final, o aluno é habilitado para as competências e habilidades exigidas para as categorias de Cozinheiro (CZA) ou Taifeiro (TAA) da Seção de Câmara, Enfermeiro (ENF) ou Auxiliar de Saúde (ASA), da Seção de Saúde, do 1º Grupo – Marítimos ou do 2º Grupo – Fluviários.

O curso é gratuito e após a inscrição, todos os candidatos são submetidos a uma prova escrita eliminatória sobre conhecimentos das disciplinas de Português e Matemática, bem como realizam Teste de Suficiência Física. A próxima turma está prevista para o ano letivo de 2020.

Os formandos e seus familiares, ainda tiveram a presença do CT (CN) Jocimar, Capelão Naval da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco, que presidiu o momento religioso, com as manifestações de de fé e agradecimento pelo encerramento do curso. Ao final, o concluinte, Marcos Antônio Teixeira Rios, como orador da turma, falou em nome de todos os alunos, agradecendo aos professores, às famílias e à Marinha do Brasil pela oportunidade de adquirir novos conhecimentos e novas perspectivas no mercado de trabalho.


iso2019

Os Certificados e as Carteiras de Inscrição e Registro (CIR) foram entregues aos 29 formandos