CPPE realiza Aposição Floral ao busto do Almirante Tamandaré

Recife, 18 de dezembro de 2018


Como parte dos eventos alusivos ao Dia do Marinheiro, a Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) realizou a cerimônia de Aposição Floral ao Busto do Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, Patrono da Marinha do Brasil, no último dia 11 de dezembro, na Praça do Arsenal, Bairro do Recife.

O evento teve início com o canto do Hino Nacional e prosseguiu com a leitura da biografia do Almirante. Foram ressaltadas as ações dele em prol da união nacional e a sua relação com o Estado de Pernambuco, uma vez que o título que lhe foi conferido homenageia o lugar em que tombou o seu irmão, o Major Manuel Marques Lisboa, quando, como revolucionário, chefiava a defesa do porto de Tamandaré, no Litoral Sul do Estado, em 1824.

Para encerrar a cerimônia, houve a aposição de uma coroa de flores no busto do Patrono da Marinha, pelo Capitão dos Portos de Pernambuco, quando foi dado o toque silêncio.

O Dia do Marinheiro é comemorado desde 4 de setembro de 1925, quando o então Ministro da Marinha, o Almirante Faria de Alencar, instituiu o 13 de dezembro como homenagem ao Almirante Tamandaré, por sua destacada atuação pela Marinha do
Brasil durante o Império. Tamandaré está entre o seleto grupo de brasileiros que resguardou o império da desagregação, manteve a disciplina na marinha e contribuiu para a concórdia e paz no país.


aposicao