Cerimônia de imposição da Medalha “Amigo da Marinha” é realizada no NPaOc “Araguari” em Pernambuco

Recife, 12 de novembro de 2018


foto1

Oito personalidades civis pernambucanas receberam a Medalha “Amigo da Marinha”


O Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN) realizou, no dia 5 de novembro, a cerimônia de imposição da Medalha “Amigo da Marinha” e de premiação dos vencedores estaduais e distrital – Ensino Fundamental - da Operação “Cisne Branco”, a bordo do Navio Patrulha Oceânico “Araguari”, atracado ao Porto do Recife. O evento contou com a participação de autoridades civis e militares, representantes da comunidade marítima e integrantes da Sociedade dos Amigos da Marinha em Pernambuco.

Foram agraciados com a Medalha “Amigo da Marinha” oito personalidades civis: o Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Desembargador Adalberto de Oliveira Melo; o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, Ivan de Souza Valença Alves; o arquiteto Antônio José de Medeiros Soares; o Assessor Parlamentar Edson José Machado; o Presidente da Comissão de Doação de Bens Móveis da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, Fernando Antonio Martins D'oliveira; o delegado Luiz Gonzaga Ventura Leite Junior, da Receita Federal; o Comodoro do Iate Clube do Recife, Nagibio Luiz de Carvalho Nunes; e o Delegado Renato Marcio Rocha Leite, da Polícia Civil.

A medalha é destinada a agraciar personalidades civis e militares, bem como instituições que, voluntariamente, tenham se distinguido no relacionamento com a Marinha e na divulgação da mentalidade marítima.

Durante a cerimônia, também foi realizada a premiação de estudantes do Colégio Militar do Recife por suas redações na Operação “Cisne Branco”. Os alunos Allan Felipe Alves da Costa e Guilherme de Macêdo Feitosa foram os vencedores estaduais do concurso de redações, nos ensinos fundamental e médio, respectivamente.

Allan ainda conquistou o prêmio de primeiro colocado distrital, entre os mais de 1.200 inscritos na área de jurisdição do Com3ºDN, que compreende os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

A Operação "Cisne Branco" é um concurso de redação que busca despertar na comunidade escolar o interesse por assuntos relacionados à Marinha, ao Poder Naval, ao Poder Marítimo, à Amazônia Azul e à História Naval do Brasil, com a participação de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio.


foto2

Comandante do 3º Distrito Naval premia Allan Felipe Alves da Costa, vencedor estadual e distrital da Operação “Cisne Branco”