Capitania dos Portos de Pernambuco divulga Balanço da “Operação Verão 2023-2024”

A Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) encerrou, no dia 29 de fevereiro, a Operação “Verão” 2023/2024, que visou intensificar a fiscalização do tráfego aquaviário entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, período que se caracteriza pelo aumento do fluxo de embarcações no mar e águas interiores da área pernambucana.

A Operação contou com o emprego de 77 militares e apoio de sete embarcações e de oito viaturas, tendo realizado 3.595 abordagens a embarcações, traduzidas em 290 notificações, oito apreensões e dois inquéritos instaurados.

As infrações mais comuns envolveram ausência de documentações de embarcações e a de condutores, bem como a falta de material de salvatagem.

A CPPE realizou 49 ações educativas em marinas, clubes e colônias de pescadores para 757 pessoas. As equipes de Inspeção Naval não só reiteraram as ações preventivas para garantir um verão mais seguro entre banhistas e embarcações, como também realizaram ações de conscientização à poluição hídrica, com foco no combate ao lixo no mar, resultando na retirada de 1,5 tonelada de resíduos sólidos das praias.


Militares da CPPE inspecionam documento da embarcação durante abordagem, em Fernando de Noronha-PE



Equipe de Inspeção Naval aborda embarcação para averiguar se o condutor tem registros e habilitação, em Recife-PE