EACF comemora o Dia da Antártica

PROANTAR

O dia 1º de dezembro é considerado como o Dia da Antártica, pois celebra a data da assinatura do Tratado Antártico em 1959, documento reconhecido por mais de cinquenta nações e que vem garantindo, ao longo de todos esses anos, que a Antártica continue a receber o título de continente da paz, voltado para o interesse científico e em prol do futuro da humanidade.

A lembrança desse dia especial iniciou-se em 30 de novembro de 2023, com a presença do Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, Contra-Almirante Ricardo Jaques Ferreira, na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), onde o Grupo-Base (GB) Austral promoveu uma série de apresentações.

Foram realizadas videoconferências com representantes dos Ministérios das Relações Exteriores (MRE), Sr. Eduardo Sfoglia, e da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Sr. Leandro Pedron, além de explanações dos representantes dos projetos de pesquisa desenvolvidos na Estação.

Estiveram presentes na plateia os Comandantes dos Navios Polar Almirante Maximiano e de Apoio Oeanográfico Ary Rongel. O evento foi encerrado com as palavras do Secretário da CIRM, que enalteceu a data e reassumiu o compromisso da Marinha do Brasil no apoio à pesquisa de qualidade nas regiões abaixo do paralelo 60°S.

Apresentações realizadas no interior da EACF

Finalizando as comemorações, no dia 1º de dezembro, o Chefe do GB Austral e uma pesquisadora mestranda, promoveram um bate-papo sobre a Mentalidade Antártica com crianças de duas escolas de São Paulo, que puderam tirar dúvidas, visualizar alguns desenhos sobre a temática enviados ao Grupo-Base e conhecer também alguns locais da Casa do Brasil na Antártica.

Chefe do GB e pesquisadora na videoconferência com os alunos da rede municipal do Estado de São Paulo