42ª Operação Antártica (OPERANTAR XLII)

Apresentamos a seguir os principais documentos, relacionados à OPERANTAR XLII, para consulta e/ou preenchimento dos participantes das atividades do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) durante o período de verão austral 2023/2024.

Segue a Carta n° 20-13/SECIRM-PROANTAR-MB encaminhada aos Coordenadores de Projeto contendo instruções e informações gerais sobre a Operação Antártica XLII.

O Formulário de Vestimentas contém a indumentária especial para o frio necessária às diferentes funções dos participantes da OPERANTAR XLII.

Caso tenha dúvida de qual modelo utilizar, consulte o seu Coordenador.

    Toda a carga transportada nos navios e aeronaves do PROANTAR, seja aquela encaminhada à Antártica ou a que retorna ao Brasil, deve estar acompanhada do respectivo Manifesto de Carga (MC). A numeração do MC deverá ser uma sequencial do projeto/OM, conforme o modelo anexo.

    Segue modelo editável do documento:

    Cronograma dos voos de inverno e de verão para a OPERANTAR XLII (outubro/2023 a setembro/2024).

    OBS.: em fase de planejamento.

    O objetivo desta cartilha é apresentar informações úteis que possam apoiá-lo na preparação para a próxima Operação Antártica, bem como os cuidados individuais a serem observados na execução de atividades em campo.

    O material foi produzido pelo Projeto MEDIANTAR, baseado nas pesquisas desenvolvidas durante diferentes OPERANTAR a bordo dos nos navios, em acampamentos e na EACF, e contém dicas para o dia-a-dia daqueles que realizam atividades em ambientes ICE - isolado, confinado e extremo

    Aprovados na Avaliação Física - São Paulo

    Segue a relação dos pesquisadores aprovados nas avaliações físicas para revalidação do TPA, realizadas em São Paulo.

    Os pesquisadores que não compareceram aos testes e desejarem concluir a revalidação do TPA poderão realizar a avaliação física em Natal-RN, nos dias 05 e 06SET. Para tal, solicito que nos confirmem a presença.


    Aprovados na Avaliação Física - Porto Alegre e Brasília

    Segue a relação dos pesquisadores aprovados nas avaliações físicas para revalidação do TPA, realizadas nas cidades de Porto Alegre e Brasília.

    Os pesquisadores que não compareceram aos testes e desejarem concluir a revalidação do TPA poderão realizar a avaliação física nos locais / datas já disponibilizados. Para tal, solicito que nos informem o local / data que melhor se adequem as suas agendas.


    Aprovados na Avaliação Física - Rio de Janeiro

    Segue a planilha a contendo a relação dos pesquisadores aprovados na avaliação física para revalidação do TPA, realizada na cidade do rio de Janeiro.

    Por motivo de agenda, foi autorizada a realização dos testes em São Paulo e Brasília para aqueles impossibilitados de comparecerem no Rio de Janeiro (marcados com *).

    Da mesma forma, os pesquisadores que não compareceram aos testes e desejarem concluir a revalidação do TPA poderão realizar a avaliação física nos locais / datas já disponibilizados. Para tal, solicito que nos informem o local / data que melhor se adequem as suas agendas.


    Os pesquisadores que realizarão a avaliação física nas cidades de Porto Alegre, Brasília, São Paulo e Natal deverão apresentar ATESTADO MÉDICO certificando que o inscrito está apto para desempenhar atividades físicas, terrestres e aquáticas; conforme previsto nas NPA-18C.

    Os ATESTADOS MÉDICOS devem ser encaminhados para o e-mail proantar@marinha.mil.br com cópia para secirm.operacoes@marinha.mil.br até 09 de agosto.


    Visando atenuar o deslocamento de pesquisadores para a realização de avaliação física no Rio de Janeiro, consolidou-se as cidades de origem dos pesquisadores habilitados para os testes físicos para revalidação/isenção do TPA para OPERANTAR XLII, bem como a disponibilidade de estrutura adequada para a realização dos testes físicos. Assim, foram estabelecidas mais 4 (quatro) cidades para a referida avaliação:

    1 – Rio de Janeiro* - ESANTAR – Rio

    Endereço: BAMRJ, Av. Brasil n°10500, Penha, Rio de Janeiro - RJ
    Datas – 25 (pela manhã) e 26 de JULHO (à tarde)
    Horários:
    - dia 25: chegada às 07h75, início 08h30;
    - dia 26: chegada às 12h45, início 13h30.
    Quantidade de pesquisadores atendidos: 35
    Haverá transporte do pessoal da Esantar-Rio até o local para a realização dos testes.

    2 – Porto Alegre – Grêmio Náutico União

    Endereço: Rua Quintino Bocaiuva n°500, Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS
    Datas – 23 e 24 de AGOSTO
    Quantidade de pesquisadores atendidos: 26

    3 – Brasília – Parque Aquático Cláudio Coutinho

    Endereço: SRPN Brasília - DF
    Datas – 26 de AGOSTO
    Quantidade de pesquisadores atendidos: 05

    4 – São Paulo* – Escola de Educação Física da Polícia Militar de São Paulo

    Endereço: Rua Canindé n°864, Canindé, São Paulo - SP
    Datas – 29 e 30 de AGOSTO
    Quantidade de pesquisadores atendidos: 22

    5 – Natal* - Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar

    Endereço: Av. Almirante Alexandrino de Alencar n°1017, Barro Vermelho, Natal-RN
    Datas – 05 e 06 de SETEMBRO
    Quantidade de pesquisadores atendidos: 18

    *Nas cidades: Rio de Janeiro, São Paulo e Natal a avaliação física será realizada em Organizações Militares, dessa forma, não é permitido a entrada com bermudas, chinelos, camiseta sem manga, shorts e minissaias. Recomenda-se o uso de calças jeans, moletons, tênis e camisa de manga.

    Instruções Gerais:

    - Apoio previsto: alojamento para troca de roupas;
    - Material necessário para a atividade: roupa para atividade aquática, roupa e calçado para caminhada, toalha de banho, chinelos, protetor solar; e
    - A descrição das atividades a serem realizadas consta na NPA-18C, resumidamente:
       - salto de plataforma;
       - subida em escada vertical flexível;
       - natação utilitária;
       - suspensão na barra fixa horizontal; e
       - caminhada.
    - Horário de chegada: 08h30, início dos testes: 09h00 (exceto Rio de Janeiro);
    - Não serão fornecidos alojamento para pernoite, refeições ou lanches.

    Os critérios para escolha das cidades basearam-se na existência de uma estrutura de apoio para realização dos testes, quantidade de pesquisadores atendidos e os custos para a mobilização logística a serem arcados pela Marinha do Brasil.

    Para a realizações dos testes, o pessoal foi dividido em grupos para dias distintos, conforme planilha abaixo anexa.

    Com o intuito de garantir a integridade física dos participantes do TPA, bem como daqueles que realizarão testes físicos para Revalidação ou Isenção do TPA, os pesquisadores que se enquadrem nesses casos deverão apresentar ATESTADO MÉDICO certificando que o inscrito está apto para desempenhar atividades físicas, terrestres e aquáticas; conforme previsto nas NPA-18C e NPA-19.

    Os ATESTADOS MÉDICOS devem ser encaminhados para o e-mail proantar@marinha.mil.br com cópia para secirm.esantar-rio@marinha.mil.br

    O TPA será realizado de 06 a 13 de agosto e os atestados devem ser enviados até 21 de JULHO.

    Os testes para Revalidação ou Isenção do TPA serão realizados na cidade do Rio de Janeiro entre 25 e 27 de JULHO e os atestados devem ser enviados até 11 de JULHO.

    Os locais e datas para realização dos testes físicos em outras cidades serão divulgados tempestivamente.

    Estão habilitados a participarem dos testes físicos aqueles pesquisadores cujos nomes já foram informados aos Coordenadores dos Projetos. Por questões administrativas (cumprimento de prazos,  endereçamentos de e-mail equivocados na solicitação, ...), alguns Projeto de Pesquisa não receberam a confirmação das revalidações solicitadas, e seus pleitos ainda estão em análise.

    Quanto às vagas para o TPA, estas devem ser disponibilizadas após a avaliação do MCTI, com a redução de 94 vagas solicitadas para as 65 disponíveis.


    Será realizado no Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia (CADIM), no período de 06 a 13 de agosto, de acordo com o disposto na Norma Padrão de Ação n° 18C (NPA N° 18C), divulgada por e-mail a todos os Coordenadores de Projeto em 16/05/2023.

    ATENÇÃO: A fim de possibilitar a implementação da referida Norma na OPERANTAR XLII, os subitens 5.4 e 7.3 serão realizados, excepcionalmente, no mês de julho/2023, em data a ser divulgada tempestivamente.