Grupo de Sistemas Acústicos Submarinos

     O Grupo de Sistemas Acústicos Submarinos (GSAS) desenvolve atividades de Propagação Acústica Submarina; Processamento de Sinais Acústicos; Projetos e Calibração de Transdutores; Modelagem numérica de perdas na propagação acústica; modelagem de previsão de níveis de intensidade sonora; Reconhecimento de padrões sonoros utilizando redes neurais em tempo reais; Nacionalização de hidrofones cavitação e fonia submarina; Desenvolvimento de equipamentos acústicos, como Transpônder sonar mono e multifrequência, Simuladores de ruídos de navios; e Medicações e calibrações de equipamentos.

- SISTEMA CLASSIFICADOR DE IMAGENS IV

- SONAR PASSIVO NACIONAL (SONAP)

- SISTEMA SONAR PASSIVO REBOCADO (SSPR)

- MÓDULO DE PREVISÃO DE ALCANCE SONAR (MODPRES)

- SISTEMA DE SIMULAÇÃO PARA TREINAMENTO SONAR

SDRS - Sistema de Digitalização de Registro Sonar
Software de treinamento desenvolvido com a finalidade de reproduzir ruídos acústicos submarinos e possibilitar a instrução de alunos e o adestramento de operadores de sonar.

Finalidade simular ruído gerado por um navio para utilização em exercícios torpédicos contra alvos inertes.

Software desenvolvido para avaliação do ambiente acústico, previsão de alcance sonar e diagrama de probabilidade de detecção de alvos. Utilizado em meios navais dotados de sonar ativo.

Software desenvolvido para avaliação do ambiente acústico, previsão de alcance sonar ativo e passivo e cálculo da cobertura Antisubmarino. Com base de dados oceanográficos, é utilizado no planejamento estratégico e tático das Operações Navais de Guerra Antisubmarino.

Finalidade fazer avaliação da perda na propagação acústica entre estações de prospecção de petróleo. Com base nesses dados, realiza-se o posicionamento geográfico das estações.

Software desenvolvido cuja finalidade é a classificação de alvos utilizando-se técnica de reconhecimento de padrões através de redes neurais e, análises Lowfar e Demon do ruído irradiado.

Software desenvolvido para processar sinais em tempo real dos 360º de um sonar passivo. Apresenta resultados de acompanhamento, análise e classificação de múltiplos contatos simultâneos, em telas gráficas, com gravação e comparação de outros sinais gravados em banco de dados.