Sistema de Vigilância & Informações Passivas em Portos - VIPP

 
 
   O Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) e o Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché (CIAMA) operam, desde fevereiro de 2018, a nova versão do sistema de “Vigilância & Informações Passivas em Portos – VIPP”. O VIPP, que foi inaugurado em novembro de 2016 e está em operação desde então, foi uma iniciativa do IPqM para pesquisas sonar em conformidade com o projeto de desenvolvimento do Sonar Nacional Passivo (SONAP). Seu objetivo inicial foi gerar conhecimento para o setor de pesquisa e atender o setor operativo.
   O VIPP é um sonar passivo, onde o sensor (arranjo de hidrofones) é instalado em um cais para monitoramento de embarcações e gravação de suas assinaturas acústicas. Composto de um arranjo de hidrofones em formato de arco elíptico, instalado no cais da base de submarinos, Base Almirante Castro e Silva (BACS), os sinais dos hidrofones são pré-processados por um sistema eletrônico de aquisição de sinais, e enviados para o CIAMA, onde são exibidos para um operador/supervisionador sonar através do Sistema de Detecção, Acompanhamento e Classificação de Contatos (SDAC).
   Após mais de um ano de operação e a constatação do grande potencial para coleta de sinais acústicos, o sistema passou agora por um upgrade, contando com o robustecimento para operação contínua, inclusão da eletrônica nacional de condicionamento de sinais, instalação de câmeras de vigilância e AIS para identificação das embarcações. O VIPP possibilita a gravação de dados brutos dos hidrofone, ou seja, todos os filtros e pré-processamentos são conhecidos, garantindo a integridade dos dados e possibilitando a coleta de dados em baixa frequência para classificação de contatos.
   Dado que o sistema tem apresentado resultados promissores para composição inicial de um banco de dados acústicos e para realização de adestramentos, o VIPP é hoje o sistema SONAR que permite explorar ferramentas de análise em baixa frequência e classificação de contatos como prelúdio à operação do Flank Array dos S-BR.
   Com o recente aumento de embarcações navegando de forma clandestina a encargo de atividades ilegais, a MB vem investindo em soluções de câmeras e radares para monitoramento e inibição de tais atividades em áreas sensíveis como portos e bases navais. Neste contexto, o emprego dual para o VIPP é verificado, pois estando instalado em um canal portuário com grande fluxo de embarcações, dispõe da componente acústica submarina a ser utilizada para detecção de embarcações clandestinas. Atualmente, o VIPP está integrado ao Sistema de Consciência Situacional Unificada por Aquisição de Informações Marítimas - SCUA.