Grupo de Tecnologia de Materiais

     No Grupo de Tecnologia de Materiais (GTM) são feitas pesquisas de Materiais absorvedores de emissões eletromagnéticas; Propelentes e Pirotécnicos; Processamento e caracterização de Cerâmicas piezo elétricas, de materiais poliméricos; de Cerâmicas magnéticas (ferritas); Caracterização de materiais orgânicos e inorgânicos; Pesquisa de materiais para utilização em blindagem de veículos/embarcações; e Desenvolvimento de fumígenos aplicados às atividades de salvatagem.

- DISPOSITIVOS ABSORVEDORES DE RF À BASE DE CERÂMICAS MAGNÉTICAS

- CERÂMICAS À BASE DE α-CORDIERITA PARA PROTETORES BALÍSTICOS INDIVIDUAIS

- CONCEPÇÃO DO SISTEMA INTEGRADO DE CONTROLE ATMOSFÉRICO DO SN-BR

- NACIONALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROPELENTE BASE BLEED PARA APLICAÇÃO EM MUNIÇÃO DE ALCANCE ESTENDIDO

- INDUSTRIALIZAÇÃO DO PROPELENTE PARA MUNIÇÃO DE ALCANCE ESTENDIDO

Desenvolvimento e preparação de misturas ignitora e fumígena para canister de granada para munição de 105 mm light gun.

Os pirotécnicos são artefatos responsáveis pelo acionamento de determinados mecanismos, geração de gases, iniciação de motores foguete e sinalização luminosa e fumígena. Atualmente estão sendo revitalizados os sinalizadores fumígeno flutuantes de cor laranja para bóias salva-vidas, que devem produzir, quando acionados, densa fumaça laranja durante aproximadamente 15 minutos.

Materiais usados no controle das assinaturas eletromagnética dos meios navais

A tecnologia de controle de assinaturas passou a ser essencial e pode ser decisiva em combate. Ela torna a detecção mais difícil para os sistemas de sensores e postergam decisões táticas de comando. A assinatura radar é o resultado do retro-espalhamento da energia radar incidente sobre uma plataforma a ser detectada. Pode ser representada mais simplificadamente pela seção reta radar (SRR) em uma dada freqüência e polarização. Uma das formas da redução da SRR é por meio da aplicação de material absorvedor de radiação eletromagnética (MARE) como revestimento externo. O fenômeno decorrente é o cancelamento mútuo das ondas dentro do material e a transformação da MO em energia calorífica.
Os MARE podem ser dispostos sobre os meios de duas maneiras:
Fixos ou Ancorados - Adere-se à estrutura permanentemente. Ex.: Tintas e placas de borracha.
Removíveis - Cobre as estruturas provisoriamente. Ex.: Mantas e painéis.

A capacitação em processamento de cerâmicas estruturais a base de Alumina (Al2O3) e Carbeto de Silício (SiC) para utilização em sistemas de blindagem nas Forças Armadas, iniciou-se no IPqM com o desenvolvimento da tese de doutorado "Processamento e Caracterização de Carbeto de Silício Nacional" - PEMM/COPPE/UFRJ -Dez/2003. Atualmente, Pesquisa e Desenvolvimento de Materiais Resistentes à Impacto Balístico , tais como Alumina, Carbeto de Silício e Carbeto de Boro é motivação de Projeto encomendado pelo Ministério da Defesa. A pesquisa é trabalho conjunto com o Ministério do Exército ( CETEX ) e o Ministério da Aeronáutica (CTA). Período: 2004 / 2006

Desde 1992, o IPqM vem desenvolvendo a Capacitação em processamento de cerâmicas Piezoelétricas a base de Titanato Zirconato de Chumbo ( PZT), com características físico-químicas, mecânicas e elétricas e nas geometrias adequadas para aplicação em Transdutores Eletroacústicos, alcançando a nacionalização plena das técnicas dos equipamentos acústicos submarinos empregadas nas plataformas e sistemas de armas da Marinha.
Em dezembro de 1998, a conclusão da tese de mestrado "Síntese e Caracterização de Cerâmicas Piezoelétricas tipo PZT utilizadas em Transdutores Eletroacústicos a partir de Insumos Nacionais" levou à nacionalização da cerâmica PZT tipo I,dopadacom estrôncio, e cujas propriedades alcançadas , tais como fator de acoplamento eletromecânico e campo coercitivo altos, baixa perda dielétrica sob excitação elevada, adequam o emprego das mesmas em dispositivos eletroacústicos de alta potência e resposta em baixa freqüência em banda larga ( Ex: projetor SONAR de banda larga), limpeza ultrassônica, geradores de alta tensão, entre outras aplicações.