Grupo de Sistemas Digitais

     Compete, especificamente, coordenar as atividades de pesquisa científica, de desenvolvimento tecnológico e de prestação de serviços tecnológicos a eles atribuídas, bem como zelar pelo cumprimento dos planejamentos dos projetos, respeitando os orçamentos e prazos aprovados pelo Escritório de Projetos.

O SimNav tem como finalidade principal contribuir de forma efetiva para o adestramento de oficiais de Náutica da Marinha Mercante na operação de um ECDIS (sistema de navegação que atende aos requisitos da IMO). Será instalado no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) e no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA). Também será útil para o adestramento dos oficiais da Armada que trabalham a bordo de navios da MB. Este será o primeiro simulador nacional de Navegação Eletrônica, aderente a Standards of Training Certification and Watchkeeping (STCW) da IMO, similar aos mais modernos disponíveis no mercado.
SimNav
O CISNE tem por objetivo primário a navegação segura por meio de cartas eletrônicas vetoriais. Todas as funcionalidades pertinentes a um WECS (Warship Electronic Chart System) estão presentes em um modo imersivo de interação. Com suporte aos diversos padrões de armazenamento e exibição da Marinha e de outros domínios correlatos, o CISNE foi desenvolvido com uma arquitetura de sistema flexível, orientada a serviço e baseada em códigos abertos. O CISNE possui versões para diferentes plataformas (computadores industriais, computadores pessoais e dispositivos móveis) e objetivos distintos (navegação, vigilância e treinamento).
CISNE

Sistema em rede que monitora sensores e aciona equipamentos remotamente. Possui módulo de apoio à decisão e pode efetuar o cálculo da estabilidade dos navios. Sua construção compacta e robusta e sua capacidade de reconfiguração tornam possível sua reutilização em uma série de outras aplicações de controle de processos.

SISTEMA DE CONTROLE E DE MONITORAÇÃO - SCM

O Sistema de Controle de Avarias Predial foi projetado para atuar eficazmente em edificações de grande porte, como hospitais, escolas e indústrias, que necessitem de monitoração e atuação em:

1. Áreas com produtos inflamáveis estocados;
 2. Processos onde haja risco de incêndio e de equipamentos que trabalham com temperaturas perigosas (motores, fornos, transformadores, etc...);
 3. Áreas onde haja risco de alagamento;
 4. Controle de área.

SCAV
O SSTT3 (Sistema de Simulação Tática e Treinamento versão 3) é um simulador tático com propósito de instrução e adestramento de Aspirantes e Guarda Marinhas, além de adestramento de tripulações de unidades navais e aéreas. Suas funcionalidades permitem o adestramento no comando e controle de navios, aviões, helicópteros e submarinos, em operações conjuntas simuladas no mar e no ar, com diferentes níveis de aprofundamento tático, garantindo aos instrutores a criação de cenários diversos.
SSTT3