Projeto de Monitoramento da Paisagem Acústica Submarina na Bacia de Santos (PMPAS-BS).

Tela Logo PMPAS



Projeto de Monitoramento da Paisagem Acústica Submarina na Bacia de Santos (PMPAS-BS 2° Ciclo)


O 2° Ciclo do Projeto de Monitoramento da Paisagem Acústica Submarina na Bacia de Santos é fruto do Convênio ECTI n° 5900.0123122.22.9, celebrado entre a Petrobras, o CTMRJ, o IPqM e a Fundep, em 6 de março de 2023, com duração de 54 meses. Projeto de Monitoramento da Paisagem Acústica Submarina na Bacia de Santos.


A realização do PMPAS-BS é uma condicionante exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA.


O projeto tem como objetivo possibilitar o acompanhamento da introdução de ruídos antropogênicos no meio marinho decorrentes das atividades de Exploração e Produção (E&P), subsidiando, desta forma, pesquisas e estudos de avaliação de impactos sobre a biota marinha.


O monitoramento da paisagem acústica submarina inclui o monitoramento de ruídos naturais, ruídos de origem antrópica e os sinais de origem biológica.


O propósito do projeto é a caracterização da paisagem acústica submarina em diferentes condições ambientais e nas diferentes áreas geográficas abrangidas pelas atividades da cadeia de E&P relacionadas ao desenvolvimento da produção do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos. Para a execução do escopo do PMPAS-BS 2° Ciclo são executadas atividades relacionadas ao tratamento, processamento, armazenamento, análise, interpretação e disponibilização dos dados e registros acústicos provenientes de todas as ações de aquisição de dados acústicos do PMPAS-BS.


Existe um site público de acesso aos dados processados tanto no 1° quanto no 2° Ciclos do projeto que pode ser acessado no link abaixo:


https://simmao.pmpas-bs.eco.br/