Acesso a Dados e Produtos

 

 

Solicitações

Para o fornecimento de dados, informações técnicas, cópias de documentos ou produtos as solicitações deverão ser encaminhadas por e-mail ou por correspondência postal para o endereço do "Fale Conosco".

As solicitações oriundas de instituições de ensino e órgãos públicos, para fins de isenção de pagamento pelos dados, deverão ser enviadas por e-mail institucional, por carta ou ofício da Instituição assinado pelo titular ou responsável pelo projeto.

As solicitações referentes aos dados geofísicos adquiridos pelo Plano de Levantamento da Plataforma Brasileira (LEPLAC) deverão obsevar o item Dados do LEPLAC, abaixo descrito.

 

Informações Necessárias

Dados do solicitante: nome completo, endereço, telefone e e-mail;

Dados da instituição ou empresa a que está vinculado: nome, telefone, fax e endereço, caso se aplique;

Informar título, órgão financiador do projeto (caso se aplique), descrição, o motivo da solicitação e a aplicação dos dados, no caso de projeto, trabalho acadêmico, dissertação ou tese.

Tipo de solicitação:

  • Dados brutos: informar a área geográfica (latitude e longitude dos cantos superior direito e inferior esquerdo, no formato GG MM SS, ou quadrados ou subquadrados de Marsden), o intervalo de tempo (período inicial e final) ou uma data fixa, bem como o tipo de dado;
  • Informações Técnicas:especificar e discorrer sucintamente sobre o tema;
  • Cópias de Documentos: informar se são fichas de descrição de estação (F-21), cartas sinóticas e/ou meteoromarinha;
  • Produtos: previsões maregráficas, informar a área ou estação, o período e o tipo.

 Tipo de Dados:

  • Oceanográficos físicos e químicos (temperatura, salinidade, oxigênio dissolvido e outros oriundos dos equipamentos como CTD, XBT, Garrafa de Nansen);
  • Geológicos oriundos de amostras de fundo (tensa, granulometria e outros);
  • Maregráficos (alturas do nível do mar e constantes harmônicas principais de marés);
  • Correntométricos (direção, intensidade em perfis de profundidade e na superfície);
  • Meteorológicos (temperatura do ar seco e úmido, nebulosidade, umidade relativa e outros).

 

Fornecimento

Após recebimento da solicitação, verificada a existência das informações pertinentes no CHM e observada a possibilidade do atendimento do solicitante, será preparado e enviado ao cliente, um orçamento prévio, e os dados bancários da conta da Marinha, para que o cliente efetue o pagamento, no caso de aquiescência. As cópias dos comprovantes deverão ser enviadas via fax ou e-mail do "Fale Conosco".

O fornecimento de dados, cópias de documentos, informações técnicas e produtos, só será efetivado, após a comprovação do recolhimento do pagamento correspondente.

Poderão ser isentos de pagamento:

  • As organizações militares e órgãos públicos da administração direta do governo federal, estadual e municipal que, comprovadamente, não venham a receber pagamento por serviços ou produtos elaborados a partir dos dados e informações oriundas do CHM.
  • Os alunos da rede pública ou particular, bem como as universidades ou centros de pesquisa vinculados a estas instituições de ensino. Se o trabalho ou projeto de pesquisa ou tese de dissertação for financiado por algum órgão agenciador, será cobrada uma taxa de 30% do valor total. Não se aplica a essa cobrança as bolsas de estudo oriundas de centros de fomento a pesquisa ou financiamentos bancários para custeio de estudo.

Poderá ser exigida a assinatura de um Termo de Compromisso, onde a instituição solicitante se compromete a manter sigilo sobre os dados cedidos.

A cada fornecimento será enviado um questionário para Avaliação do Grau de Satisfação do Cliente.

 

Dados do LEPLAC

Dados Geofísicos: Batimetria singlebeam ou multibeam, Sísmica multicanal, Mini-Air-Gun, Subbottom profiler (3.5 kHz), Gravimetria e Magnetometria.

O acesso aos dados é restrito a pesquisadores nacionais em atividades relacionadas a trabalhos de graduação e pós-graduação e está sujeito à análise específica da pertinência do acesso aos dados.

Os pesquisadores que desejarem solicitar dados do LEPLAC deverão fazê-lo mediante preenchimento do formulário de solicitação observando a fase do levantamento. Para a visualização dos dados disponíveis e o número das linhas devem ser consultados os arquivos SHAPE.

Formato dos Dados:

  1. Batimetria:
    • fase 1 – dados monofeixe no formato ASCII, e
    • fase 2 – dados multifeixe no formato GRD (Surfer);
  2. Sísmica:
    • reflexão multicanal e Mini-Air-Gun no formato SEGY da fase 1 e 2, ou
    • imagem (JPEG) fase 1;
  3. Perfilagem 3,5 KHz: no formato SEGY; e
  4. Gravimetria e magnetometria: no formato ASCII.

Caso solicitado, o dado poderá ser acompanhado de um relatório com a metodologia de aquisição e processamento.

O solicitante deverá assinar um Termo de Responsabilidade (fase 1 ou fase 2), onde se comprometerá a não repassar os dados a terceiros.