Por atribuição legal, o Serviço Meteorológico Marinho (SMM) tem o papel de monitorar, prognosticar e divulgar as condições meteoceanográficas na METAREA V.
Como parte deste dever, faz-se necessário o acompanhamento da formação de ciclones de natureza subtropical ou tropical, que são eventos atmosféricos com baixa frequência, mas cuja presença pode gerar grande impacto nas atividades marítimas e costeiras, devido à intensidade do vento e alturas das ondas associadas.
Atualmente, mediante iminência de formação destes sistemas, o SMM possui protocolos que permitem:
- a identificação com antecedência, com base na modelagem numérica;
- a avaliação da natureza do ciclone com base em ferramentas do perfil térmico vertical;
- a divulgação para toda a comunidade, através da emissão de avisos de mau tempo especiais, notas oficiais à imprensa conjunta com outros órgãos nacionais de previsão do tempo e cartas sinóticas; e
- o monitoramento, nomenclatura (com base na NORMAM-701/DHN) e atualização das informações relativas ao sistema, incluindo classificação, trajetória estimada, direção e intensidade do vento e altura das ondas associadas.
Apresenta-se, a seguir, um relatório individual para cada ciclone de natureza subtropical ou tropical ocorrido na METAREA V, desde 2011.
Para sugestões, elogios ou maiores informações, solicita-se o contato através da conta: chm.meteorologia-oceanografia@marinha.mil.br